Notícias



Sul do Estado

Agência assaltada em Amaral Ferrador sofreu outros dois ataques em 2009

Diferentemente das outras vezes, no assalto desta quinta-feira os bandidos não agrediram os reféns. Polícia já conseguiu prender três dos oito assaltantes

31/07/2014 - 18h35min

Atualizada em: 31/07/2014 - 18h35min


No ataque desta quinta-feira, oito assaltantes encapuzados e portando armas desceram de dois veículos e invadiram a agência bancária por volta das 11h. Em poucos minutos, saíram do local fazendo funcionários e clientes reféns. A gerência não revelou a quantia roubada.

Angela Vargas / Acervo Pessoal
Parte do bando segue escondida em área de mato na localidade de Coxilha

Tudo indicava que seria mais um dia pacato na pequena Amaral Ferrador, no sul do Estado. O assalto à agência do Banrisul no município, no entanto, mudou a rotina dos mais de 6,3 mil habitantes, que já viveram outros dois ataques traumáticos à mesma agência em 2009.

Esse é o período do ano que a cidade tem maior movimentação financeira e chama a atenção das quadrilhas. Isso porque começa a época de colheita do fumo, principal atividade econômica do município. Muitos agricultores vão até a "cidade" para fazer depósitos de grandes quantias, ou mesmo retirar dinheiro para a compra de insumos para a próxima safra.

A auxiliar-administrativo Deise de Lima, 21 anos, foi testemunha dos três assaltos. Em 2009, ela estudava na escola que fica em frente ao banco. Agora, viu da mesa de trabalho toda a movimentação dos bandidos.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

- Hoje eles foram menos agressivos. Nas outras vezes bateram no pessoal, atiraram em um ônibus e ameaçaram matar quem estava na rua - lembra Deise.

 Foto: Juline Pogorzelski / Arquivo Pessoal

Na fuga, eles atiraram contra o prédio e largaram miguelitos no asfalto. As seis vítimas, usadas como escudo humano, foram libertadas conforme os bandidos se afastavam da cidade. Ninguém ficou ferido. Durante a perseguição, policiais abordaram um dos veículos usados na ação e houve troca de tiros, mas o grupo conseguiu fugir em direção a localidade de Coxilha.

De acordo com Vladimir Urach, delegado regional de Camaquã, que abrange a região, três membros da quadrilha foram presos em Coxilha. Houve enfrentamento, mas ninguém ficou ferido. Com os bandidos foram encontrados um Vectra cinza chumbo, uma Ecosport roubada e um Ford Ka levado de uma das vítimas que estava no banco.

No primeiro semestre do ano, 32 pessoas morreram em assaltos a bancos no país
Leia todas as últimas notícias de Polícia

Dentro da casa de um dos homens, a polícia encontrou cinco tocas-ninja, um colete à prova de balas, munição de calibre 9 milímetros e um revólver calibre 38. A polícia agora faz o cerco pelos matagais da região para tentar capturar os outros cinco integrantes da quadrilha.

* colaborou Claudio Rabin


MAIS SOBRE

Últimas Notícias