Notícias



Kamikaze

Operação prende acusado de fraudar licitações no RS e no MT

O empresário já havia sido alvo da Operação Freio de Ouro, deflagrada em 2009

03/07/2014 - 10h42min

Atualizada em: 03/07/2014 - 10h42min


Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quinta-feira, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, a Operação Kamikaze. Um empresário, acusado de fraudar licitações e obter contratos públicos de prestação de serviços que ultrapassam R$ 40 milhões, foi preso. Nascido no RS, ele foi identificado como Luís Felipe da Pieve, 51 anos.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

O grupo criminoso atuava em todo Brasil participando de licitações públicas, principalmente em pregão eletrônico. O valor oferecido pelo serviço era abaixo do resto do mercado - parte do serviço era executado, mas sem o recolhimento de verba trabalhista nem previdenciária. Como as empresas estavam em nome de "laranjas" e não possuíam patrimônio, a União acabava respondendo subsidiariamente pelas dívidas.



O grupo utilizava documentos falsos e a participação de mais de uma empresa do grupo no mesmo processo licitatório.

O empresário preso se tornou o 13º maior devedor trabalhista do Estado e possuía 17 empresas, algumas em nome de terceiros. O suspeito já havia sido alvo da Operação Freio de Ouro, deflagrada em 2009, e já foi indiciado em mais de 20 inquéritos na Polícia Federal no RS, em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Pela Operação Kamikaze ele irá responder por fraude em ato licitatório e associação criminosa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias