Notícias



Operação Alvorazes

Polícia Civil deflagra ação contra fraudes em vales-refeição no RS

Investigação apontou que tíquetes eram emitidos irregularmente para servidores fantasmas

10/07/2014 - 08h13min

Atualizada em: 10/07/2014 - 08h13min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Porto Alegre é uma das cidades onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Alvorazes, cujo objetivo é combater crimes como peculato e lavagem de dinheiro. Conforme a polícia, a fraude envolve a emissão de vales-refeição para servidores-fantasma na prefeitura de Alvorada.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Conforme a investigação, o crime teria ocorrido na gestão anterior da administração municipal, entre os anos de 2009 e 2012. O delegado Joeberth Nunes, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Fazenda Estadual, explica que é investigada a relação entre a prefeitura de Alvorada, a empresa de vales-refeição Green Card e o Banrisul, através da Refeisul.

Confira em vídeo o cumprimento dos mandados nesta manhã:



- Eram emitidos cartões para pessoas que não existiam, e um servidor da prefeitura fazia a divisão do valor com outras pessoas - aponta o delegado.

A ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão em cinco cidades gaúchas: Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Viamão e Capão da Canoa. No Centro da Capital, foram apreendidos materiais na empresa Green Card e no Banrisul. Os mandados foram cumpridos na casa de servidores públicos, advogados, beneficiários do esquema e de um ex-secretário da prefeitura de Alvorada, que seria um dos responsáveis pela fraude.

Na bolsa de uma servidora de Alvorada, segundo a Polícia Civil, foram encontrados R$ 15 mil em dinheiro nesta manhã. A investigação apontou que os envolvidos recebiam os vales-refeição, compravam produtos em supermercados e os revendiam. Até o momento, já foi apontado o desvio de R$ 2 milhões - mas, segundo Nunes, o valor deve ser maior.

Confira a galeria de fotos da operação na Capital


MAIS SOBRE

Últimas Notícias