Notícias



Operação forjada

Policiais são investigados por roubo de cigarros contrabandeados

Agentes suspeitos são do Departamento Estadual de Investigações Criminais

28/07/2014 - 12h44min

Atualizada em: 28/07/2014 - 12h44min


Eptc / Reprodução
Imagens da EPTC mostram viatura escoltando caminhão

A Corregedoria-geral da Polícia Civil (Cogepol) investiga o envolvimento de cinco agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) no roubo de 330 caixas de cigarros oriundas do Paraguai, avaliadas em R$ 250 mil.

Por determinação da Chefia da corporação, os policiais estão afastados temporariamente das funções. Os nomes dos agentes e a delegacia em que trabalham não foram divulgados.


Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Conforme o delegado Paulo Rogério Grillo, da Cogepol, o episódio ocorreu há dois meses, após os cinco agentes descobrirem, por meio de um informante, que uma carga de cigarros contrabandeada tinha sido descarregada em um sítio, em Tapes, no sul do Estado.

A partir daí, os agentes do Deic teriam montado uma operação para simular a apreensão do produto. Foi contratado um caminhão de frete e marcado um encontro em um posto de combustíveis em Tapes. Na manhã de 27 de maio, o motorista do caminhão, o informante e quatro policiais em uma viatura Fiesta prata (sem identificação) seguiram para o sítio.

No local, dois homens foram rendidos, e a carga, encontrada em um galpão, foi colocada no baú do caminhão. Na volta para a Capital, outro policial, em uma viatura Ranger nas cores preto e branco, sem placas, encontrou o caminhão e passou a escoltá-lo pela BR-290.

Por meio de uma informação anônima, a Cogepol começou a investigar o caso e requisitou cópias de imagens para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Concepa (concessionária que administra o trecho da BR-290). As gravações mostraram parte do deslocamento. Pelas imagens, foi possível identificar o prefixo da Ranger, lotada no Deic, e o telefone para contratar fretes estampado na carroceria do caminhão.

A partir daí, a Cogepol descobriu que a carga foi levada para Viamão e localizou os envolvidos. Em depoimentos, os policiais negaram o roubo, mas a versão deles não convenceu a Cogepol.

- Três policiais armaram tudo e envolveram os outros dois. Admitiram que estiveram no sítio para apreender a carga, mas que nada encontraram - afirma o delegado Grillo.

Na última sexta-feira, a Cogepol apreendeu seis das 330 caixas de cigarro na casa do informante dos policiais do Deic no bairro Santo Onofre, em Viamão.

Os cinco policiais e o informante serão indiciados por roubo pela Cogepol. O inquérito será remetido à Justiça de Tapes nos próximos dias.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias