Notícias



Bala na Cara

Bando preso na Região Metropolitana é suspeito de 20 homicídios

Crime mais brutal cometido pelo grupo, conhecido como Bala na Cara, foi o assassinato de um bebê de dois meses

06/08/2014 - 10h35min

Atualizada em: 06/08/2014 - 10h35min


Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Os suspeitos movimentam, em média, segundo a polícia, 5 kg de maconha, 4 kg de crack e 3 kg de cocaína em Eldorado do Sul

O grupo preso nesta quarta-feira em operação policial na Região Metropolitana é investigado por pelo menos 20 homicídios no último ano. De acordo com a Polícia Civil, a maioria dos 33 detidos pertence aos Bala na Cara, organização criminosa que teve início no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e busca expansão para municípios da Região Metropolitana.

O negócio da quadrilha é baseado no tráfico de drogas, e os assassinatos são para manter o poder e respeito. Os suspeitos movimentam, em média, segundo a polícia, 5 kg de maconha, 4 kg de crack e 3 kg de cocaína em Eldorado do Sul. A cidade foi escolhida para ser uma espécie de sucursal da Bom Jesus.

Leia todas as notícias publicadas por Zero Hora

- Com as prisões e todo o movimento empreendido, desarticulamos um foco de tensão muito grande na Região Metropolitana, que deve ter impacto nas futuras estatísticas de homicídios - acredita o delegado Alencar Carraro, que comanda a Operação Delta.

Líder cumpre 57 anos de pena na prisão

A Polícia Civil afirma que cinco assassinatos já foram elucidados e atribuídos ao bando, sendo o mais brutal cometido no dia 19 de maio. Na ocasião, o menino Derik dos Santos Fernandes, de apenas dois meses, foi morto com dois tiros. O garoto era filho de Cleiton da Silva Henriques, 28 anos, também executado.

O líder do negócio em Eldorado do Sul, de acordo com a polícia, é Jeferson dos Santos Lopes, conhecido como Pequeno. Ele cumpre 57 anos de prisão na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ).

Ao todo, são cumpridos 19 mandados de prisão e 48 mandados de busca e apreensão em Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre. Cerca de 300 policiais integram a ação, da qual participam também Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar (BM).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias