Notícias



Operação Zona Sul

Bando preso pela PF obteve sucesso em apenas um ataque a caixa eletrônico

Os 11 homens detidos atuavam, no entanto, em diversos outros crimes

08/08/2014 - 14h32min

Atualizada em: 08/08/2014 - 14h32min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Foram cumpridos mandados de prisão nas zonas norte e sul de Porto Alegre

Dos seis ataques a agências bancárias e caixas eletrônicos atribuídos à quadrilha desarticulada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, cinco foram frustrados. O insucesso do grupo em três investidas à Caixa, uma ao Bradesco e outra a um terminal eletrônico demonstra a falta de experiência do bando nesse tipo de crime. Os bandidos conseguiram levar dinheiro de apenas um caixa, dentro de um clube na zona sul de Porto Alegre.

Apesar dos fracassos, os 11 presos em Porto Alegre - nove com mandado e dois em flagrante - são considerados perigosos, pois atuavam em diversos outros delitos, como homicídio, roubo de veículos e tráfico de drogas.

- Foram identificados diversos integrantes da quadrilha, que participaram neste período (de investigação) de crimes. No decorrer dos trabalhos, foram feitos flagrantes e hoje culminou com a operação (chamada de Operação Zona Sul) - destaca Daniel Madruga, delegado regional de Combate ao Crime Organizado.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido dentro do Presídio Central. O homem, cuja identidade não foi divulgada, seria o líder da quadrilha responsável por mais de 20 crimes.

- Ele financiava, acompanhava e buscava os locais para os crimes. Conseguimos efetuar a prisão dele no assalto a uma joalheria. A quadrilha ficou meio órfã - conta o delegado Cléberson Alminhana, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais.

Três tentativas de furto à Caixa ocorreram na mesma agência, localizada na Zona Sul. A explicação da PF para a preferência é a proximidade do banco com as residências dos criminosos, o que facilita a fuga. Alminhana destaca que os explosivos usados tinham potencial para destruir o local.

- Esperamos diminuição sensível em furtos e roubos de veículos e diminuição do índice de ataques à Caixa Econômica Federal - acrescenta o delegado.

Chamou a atenção dos investigadores a participação de uma pessoa com conduta, a princípio, sem suspeita, que trabalhava com carteira assinada. O comerciário, que também não teve o nome informado, seria responsável por fazer a segurança e passar informações aos executores dos crimes.

Na operação, trabalharam 130 policiais, em ações na Zona Sul e na Zona Norte. Foram feitas mais de 50 apreensões de armamentos (incluindo uma espingarda calibre 12 semiautomática e dois revólveres de calibre restrito), munições e silenciadores. A investigação foi feita pela PF porque a Caixa é um banco público da União. No entanto, as provas colhidas serão compartilhadas, e os criminosos também podem ser responsabilizados perante à Justiça Estadual. Os presos devem responder por roubo consumado, formação de quadrilha e tentativa de furto.


Operação Zona Sul

- Um grupo apontado como responsável por roubo e ataques a caixas eletrônicos foi desarticulado pela Polícia Federal.

- Na manhã desta sexta-feira, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva (um dentro do Presídio Central) e 19 mandados de busca e apreensão.

- Além dos nove presos com mandado, outros dois homens foram detidos em flagrante por porte ilegal de arma.

- As investigações começaram em novembro passado, após um grupo armado invadir um clube no bairro Ipanema. No local, foram levados aproximadamente R$ 120 mil de um caixa eletrônico, arrombado com maçarico.

- O roubo do carro de um dos funcionários do clube deu uma pista aos policiais de quem poderiam ser os autores. Em um dos levantamentos, foi identificado que as rodas do veículo estavam no Fiesta usado pela mulher de um dos líderes da organização criminosa.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias