Notícias



Retomada

Bernardo deve ser homenageado com memorial em Três Passos

Avó materna do garoto diz que cidade está mobilizada para construir um museu na praça onde menino costumava brincar

28/08/2014 - 22h40min

Atualizada em: 28/08/2014 - 22h40min


Mauro Vieira / Agencia RBS

Para amenizar a dor sofrida pela perda cruel do neto Bernardo Uglione Boldrini, a avó materna do garoto, Jussara Uglione, 73 anos, disse nesta quinta-feira que um museu em homenagem a Bernardo deve ser construído em Três Passos. A ideia  levada adiante na cidade por Juçara Petry, dona de uma confecção de modas, que costumava acolher o menino em sua casa por vários dias.

O dinheiro para o memorial será arrecadado por moradores e todas as pessoas sensibilizadas com o caso. Jussara também pretende destinar parte da verba de uma possível vitória judicial contra o pai de Bernardo, o médico Leandro Boldrini, que está preso. Eles brigam na Justiça por bens que seriam da mãe de Bernardo, Odilaine Uglione.


Avó usará vídeo para pedir reabertura de inquérito sobre morte de mãe de Bernardo
Todas as notícias sobre o Caso Bernardo

No dia 6 de setembro, um sábado, o garoto faria 12 anos. Na data, uma missa em sua memória será rezada na igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, e também na cidade onde ele vivia com o pai e a madrasta, Graciele Ugulini. Será a oportunidade de chamar Três Passos para concretizar a ideia de um museu. De acordo com a avó de Bernardo, o local escolhido é uma praça onde ele costumava brincar:

- Ele andava de bicicleta sempre lá e levava comida para os peixes. Estamos recebendo muitos e-mails e telefonemas de apoio à ideia - conta Jussara.

Na manhã desta quinta-feira, a avó de Bernardo assistiu ao vídeo, divulgado por ZH, que mostra brigas entre o garoto, o pai e a madrasta. Em diversos momentos, ele berra por "socorro", ouve que terá o mesmo destino da mãe - ou seja, a morte -, é chamado de "cagão" pela madrasta, que também acusa Odilaine de ser "vagabunda", e escuta do pai que foi abandonado pela mãe.

Conforme o advogado da família materna de Bernardo, Marlon Balbon Taborda, o vídeo, recuperado do celular de Boldrini por peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias (IGP), é uma nova e importante prova para a reabertura do inquérito do suicídio de Odilaine. Ele vai entrar com o pedido na Justiça. Desde que Bernardo foi encontrado morto, em 14 de abril em Frederico Westphalen, Jussara Uglione sustenta que a mãe do garoto foi assassinada em 2010 e que o fim de Bernardo foi o mesmo por interesses econômicos.

- Foi uma confissão. Quando é dito "teu fim vai ser o mesmo da tua mãe", eles deixam claro que ele seria morto que nem ela. A nossa convicção aumenta de forma bem grande de que Odilaine foi morta não somente por uma, mas por duas pessoas - argumenta Taborda.


Assista ao vídeo recuperado do celular de Leandro Boldrini, que mostra briga entre ele, o filho Bernardo e a madrasta:



Leia a transcrição completa do áudio Como teria ocorrido o crime:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias