Notícias



Caso Bernardo

Em pedido de liberdade, pai de Bernardo diz que vai morar em Porto Alegre

Documento do processo criminal informa que advogado pede que Boldrini exerça defesa em liberdade na Capital

29/08/2014 - 20h05min

Atualizada em: 29/08/2014 - 20h05min


Mauro Vieira / Agencia RBS
Na primeira audiência do Caso Bernardo, em Três Passos, a população da cidade hostilizou os irmãos Evandro e Edelvânia Wirganovicz

Sob a alegação de que "já não há mais abalo à ordem pública hábil a manter a prisão", o advogado do médico Leandro Boldrini, recolhido à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), pediu à Justiça que o pai do menino Bernardo Uglione Boldrini seja solto e faça sua defesa em nova residência. De acordo com o processo criminal que corre na Justiça de Três Passos, ele se mudaria da cidade onde vivia para morar em Porto Alegre. A defesa reclama do prazo de mais de 100 dias de detenção.

"O Ministério Público, em aditamento, incluiu novo réu e novas testemunhas. Mister, pois, seja o acusado solto para que, em liberdade, exerça, na plenitude, seu direito de defesa. (...) O réu, desde já, afirma que se submeterá a qualquer medita restritiva prevista no artigo 319 do CPP. Em especial, salienta que fixará novo domicílio na cidade de Porto Alegre, em endereço a ser informado ao juízo, fato que afasta por completo 'o receio das testemunhas'", argumentou o advogado Jader Marques.

Novos vídeos mostram relação de conflito entre Bernardo e o pai
Bernardo deve ser homenageado com memorial em Três Passos
Veja os principais diálogos entre Bernardo, o pai e a madrasta
Avó usará vídeo para pedir reabertura de inquérito de suicídio

Ele solicitou que fossem retirados do rol de testemunhas do processo a promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira, que denunciou Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini e os irmãos Evandro e Edelvânia Wirganovicz por homicídio qualificado, e o titular do Juizado da Infância e Juventude de Três Passos, Fernando Vieira dos Santos. O pedido foi aceito pelo juiz Marcos Luís Agostini.

Assista ao vídeo recuperado do celular de Leandro Boldrini, que mostra briga entre ele, o filho Bernardo e a madrasta:


Na última terça-feira, a primeira audiência do Caso Bernardo foi realizada no Foro de Três Passos. Das 33 testemunhas convocadas para falar - 11 de acusação e 22 de defesa - apenas quatro prestaram depoimento. Uma nova audiência foi marcada para o dia 8 de setembro com as sete testemunhas de acusação restantes. Para as de defesa, ainda não há data prevista.

O Ministério Público alegou que não houve "nenhum prejuízo à defesa. Afinal, os fatos narrados, tanto na denúncia quanto no aditamento ofertado, sem dúvida permitem o exercício da defesa com plenitude e eficiência".

Além disso, de acordo com o MP, a defesa de Boldrini "já manejou inúmeros pleitos que, ao final, tiveram o condão de postergar o prazo para resposta. Logo, não pode o corréu em questão querer beneficiar-se pela demora a que está dando causa".

O juiz Marcos Luís Agostini negou o pedido de liberdade e ressaltou que "os fundamentos que autorizam a decretação da prisão preventiva permanecem presentes. (...) Também deve ser mencionado que as defesas procuram retardar a marcha processual. (...) Nesse contexto, não é admissível que as defesas, após procurar obstar o célere andamento do feito, venham alegar excesso de prazo".

ZH procurou o advogado Jader Marques, mas não obteve retorno.

Em novos vídeos, pai desafia filho

Duas gravações feitas em um celular pelo médico Leandro Boldrini e que constam do processo judicial da morte do menino mostram o que parecia ser uma prática do pai de Bernardo e da madrasta, Graciele Ugulini: gravar as brigas e reações do garoto.

Nas imagens, Bernardo se mostrava claramente irritado com as gravações. Os vídeos foram obtidos com exclusividade por Zero Hora nesta sexta-feira.

VÍDEO 1 - 26 de junho de 2013

Leandro Boldrini começa a gravar do celular o filho, que está visivelmente nervoso. Bernardo está no banheiro, com a porta fechada, e se ouvem batidas. Não fica claro se é Leandro ou Bernardo quem está batendo.

Leandro diz:
- Abre a porta que eu quero te mostrar uma coisa.

Bernardo sai do banheiro e responde:
- Me dá isso (a imagem mostra ele pegando uma chave, provavelmente das mãos de Leandro).

Em seguida, Bernardo vai para a cozinha e pega uma faca. O pai, calmamente, diz:

- É contigo. Tu tá agindo pelos teus próprios atos. Vai, vamos, vamos ver se tu é corajoso. Isso aqui vai ser mostrado para quem tu quiser saber. Vamos, machão.

Bernardo troca a faca pelo facão e, desesperado, pede para o pai parar de gravar do celular. Em mais de uma vez, o pai provoca o filho com frases como:

- Faz alguma coisa com essa faca.

Veja as imagens:

VÍDEO 2 - 10 de agosto de 2013

Bernardo está dentro de um roupeiro chorando e alguém, do lado de fora, está gravando do celular, possivelmente o pai, Leandro Boldrini.

O menino diz:
- Para de me filmar, seu idiota. Olha o que tu fez, bateu na minha porta.

Em seguida, Bernardo sai do armário irritado e chorando. A gravação termina. Veja as imagens:


Como teria ocorrido o crime:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias