Notícias



Aumento da violência

Número de homicídios cresce 22% no primeiro semestre do ano no RS

Furto de veículos e roubos também apresentaram alta em números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública

01/08/2014 - 12h16min

Atualizada em: 01/08/2014 - 12h16min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Nos seis primeiros meses de 2013, foram registrados 960 homicídios dolosos, e nesse ano, 1.169

Com 209 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) a mais do que no primeiro semestre do ano passado, 2014 tem alta de 22% no número de assassinatos em todo o Rio Grande do Sul. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), também revelam que cresceu em 9% o furto e roubo de veículos, e em 13% as ocorrências de roubo.

MAPA: confira os indicadores da violência na sua cidade

Nos seis primeiros meses de 2013, foram contabilizados 960 homicídios dolosos, e nesse ano, 1.169. Mesmo assim, o Rio Grande do Sul saiu do décimo para o quarto menor índice entre os 26 Estados e Distrito Federal. A média brasileira é de 154 assassinatos por dia.

O secretário da Segurança do Estado, Airton Michels, diz que a elevação preocupa, mas entende que o trabalho está "no rumo certo". Ele defende uma mudança legislativa no país, que puna mais severamente quem usa armas de fogo.

Leia todas as notícias publicadas por Zero Hora

- Nós incrementamos a apuração de homicídios, só que isso não trará um resultado imediato. Apostamos também no policiamento comunitário. Estamos preocupados, mas ao mesmo tempo convictos de que temos uma política duradoura para enfrentar o tema.

Para Rodrigo Azevedo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-RS e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há uma dificuldade, em nível nacional, de melhorar as politicas de prevenção à violência urbana. Segundo ele, após uma década de estabilização nos números de assassinatos, o aumento reflete uma necessidade de repensar o assunto:

- Isso deve ser tratado como uma situação grave, com políticas específicas para evitar homicídios. É uma coisa que deve ser cobrada dos candidatos (às eleições de outubro). Temos de investir em delegacias especializadas, melhora da perícia e especialização da investigação criminal.

Números da violência | Create Infographics


MAIS SOBRE

Últimas Notícias