Notícias



Operação Ganância

Polícia prende 19 por roubo e extorsão no Vale do Sinos

Após levar veículos das vítimas, criminosos pediam resgate

22/08/2014 - 07h15min

Atualizada em: 22/08/2014 - 07h15min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Cem policiais da região participam da operação

A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira, no Vale do Sinos, uma ação contra criminosos que roubavam ou furtavam veículos e, em seguida, extorquiam as vítimas. Coordenada pela 2ª Delegacia de São Leopoldo, a Operação Ganância conta com 39 ordens judiciais, como mandados de prisão e de busca e apreensão. Foram feitas 19 prisões.

Titular da 2ª DP, o delegado Mario Souza explica que nem sempre a quadrilha responsável pelo roubo era a mesma que fazia a extorsão: em diversos casos, o responsável pelo segundo crime não está com o veículo, mas receberia informações do grupo que o levou da vítima.

- Muitas vezes, desinformadas e em situação frágil, as vítimas acabam pagando o resgate e não recebem o carro de volta. Na maior parte dos casos, os criminosos não devolvem, e a pessoa corre risco de morte - diz o delegado.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Os roubos seriam praticados à mão armada em grande parte dos crimes. Para resgate dos carros, seriam pedidos valores entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. Souza explica que a investigação, que durou quatro meses, se concentrou nos líderes das quadrilhas. Participam da operação cem policiais da região e 50 viaturas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias