Notícias



Operação Ganância

Quadrilha de roubo e extorsão movimentava R$ 500 mil por mês

Polícia Civil prendeu 19 pessoas nesta sexta-feira no Vale do Sinos

22/08/2014 - 10h08min

Atualizada em: 22/08/2014 - 10h08min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Bandidos roubaram e furtaram cerca de 120 veículos

Espalhados pelos 14 municípios do Vale do Sinos, bandidos ligados a duas quadrilhas diferentes se envolveram em roubo e furto de pelo menos 120 veículos. Uma investigação de quatro meses da Polícia Civil - com 39 ordens judiciais - culminou com a prisão de 19 pessoas nesta sexta-feira.

Além de perderem seus carros, os proprietários eram extorquidos pelos criminosos com a promessa de devolução do veículo, o que não acontecia na maioria das vezes. Entre o valor dos carros e das extorsões, o bando movimentava cerca de R$ 500 mil por mês.

- Os proprietários dos veículos foram vítimas duas vezes: do furto e da extorsão - comenta o delegado regional do Vale do Sinos, Leonel Carivali.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Havia uma divisão de tarefas entre os 19 ladrões. Quinze deles eram encarregados de roubar ou furtar. Os outros quatro tinham a missão de ligar e negociar com o proprietário o preço do resgate.

- O crime de extorsão ocorre todos os dias no Vale do Sinos, existe a indústria da extorsão. A operação vai frear as ocorrências, mas o principal sucesso será a reação das pessoas de não aceitarem mais a extorsão. Tem de ir na delegacia e registrar a ocorrência - orienta o delegado Mario Souza, titular da 2ª Delegacia da Polícia Civil de São Leopoldo, que coordenou a ação.

As vítimas eram escolhidas a dedo: geralmente, pessoas que precisam do veículo para trabalhar, como taxistas e autoescolas. Carros populares e sem seguro também eram bastante visados.

Vítima chegou a ser extorquida mais de uma vez

Os criminosos tiveram sucesso nas ações devido à colaboração das vítimas. É o que mostram as ocorrências policiais que forneceram as informações para a Operação Ganância, nome dado à ação, que cumpriu 17 mandados de prisão temporária e preventiva em diferentes cidades da região. Também foram apreendidos dinheiro e armas.

- Os proprietários só registraram o caso da polícia depois de serem vítimas pelas segunda vez. Inclusive, temos um caso (que o delegado não revelou o nome) de uma taxista que foi extorquido duas vezes - relata Carivali, ressaltando que um dos objetivos da ação é alertar as pessoas da importância de não negociar com ladrões.

- Muitas vezes, as pessoas não recebem o carro quando pagam e correm risco de morte - acrescenta Souza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias