Polícia



Sustento da casa

Furto de Kombi em frente ao Hospital Conceição causa prejuízo a família

Alexander Becher Silveira teve sua Kombi roubada em frente ao Hospital Conceição. Sem o veículo, que utilizava para trabalhar, ficou sem serviço e com as prestações a pagar

22/09/2014 - 20h55min

Atualizada em: 22/09/2014 - 20h55min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail
Cristiane Bazilio / Agência RBS
Alexander Becher Silveira e a mulher, Astrid Oliveira de Oliveira, tiveram a kombi furtada em frente ao Hospital Conceição, em Porto Alegre

O sumiço de uma Kombi em frente ao Hospital Conceição, em Porto Alegre, tem causado dificuldades a uma família. Alexander Becher Silveira teve o veículo furtado na frente do hospital, no Bairro Vila Ipiranga, quando levava o filho mais novo para uma consulta. Ele e a mulher, Astrid Oliveira, moradores do Bairro Jardim Planalto, na Capital, travam uma batalha diária para tentar recuperar o veículo que era o sustento da família.

- Com a moto do meu irmão, saímos todos os dias percorrendo os bairros da região para ver se achamos em algum depósito, estacionamento ou abandonada em alguma rua, mas nem sinal dela. Enquanto isso, nossa vida está parada porque tudo o que fazemos depende disso - conta Alexander.

Um minuto foi o tempo suficiente para os ladrões levarem a Kombi de Alex. Sabendo da rotina de assaltos e furtos no entorno do Conceição, ele garante que nunca deixou o veículo estacionado nas redondezas. Mas, naquela noite, a preocupação de pai deu margem a um vacilo que lhe custou caro.

- O atendimento estava demorando, e só fui ver se já tinham chamado ela (a esposa, que estava com o guri de cinco anos). Entrei pra dar uma olhadinha nele e saí em fração de segundos, mas a Kombi já não estava mais lá - lembra, com os olhos marejados enquanto olha para o que ficou: a chave do veículo e um boletim de ocorrência registrado na Brigada Militar.

Com a Kombi, Alex fazia fretes, transportava pessoas da comunidade para eventos e entregava os doces e salgados que a mulher faz para vender. Só com a pausa na entrega dos quitutes, o prejuízo é estimado em R$ 100 por dia.

- Isso sem contar os clientes que eu perco, que me ligam para pedir frete e eu tenho que recusar porque não tenho como fazer. Estava tudo indo bem direitinho, trabalho entrando, dinheiro também. E, de repente, tu não tem mais nada. É uma Kombi velha, mas trabalhei muitos anos pra comprar. É muito revoltante. Pago todos os impostos para ter segurança e, quando precisa, não tem - lamenta Alex.

O segundo dos três filhos do casal, Alexander Oliveira, 16 anos, resume o clima dentro de casa.

-  Todos os dias, quando chego, vejo meu pai chorando porque não acharam a Kombi. Era a fonte de renda da nossa família, e agora meu pai está desempregado - lamenta.
 
Entorno de hospital é paraíso de ladrões
O titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do Deic, delegado Juliano Ferreira, admite que o entorno do Hospital Conceição é um paraíso para os ladrões de carros. Este ano, até agosto, no Bairro Vila Ipiranga, foram registrados 22 casos de furtos e roubos. Só na Rua Gaston Englert, onde se localiza a instituição, são 17 ocorrências. 

- Infelizmente, a área do Conceição tem número gigante de furtos, uma vez que ali costumam ficar estacionados carros mais antigos. Esse tipo de veículo geralmente é usado para clonagem ou para desmanche. Na primeira hipótese, ainda há chances de encontrar. O fato é que trata-se de um local oportuno para os ladrões, que precisa de policiamento ostensivo mais rigoroso - alerta.

Em março deste ano, reportagem do Diário Gaúcho mostrou que o entorno das principais instituições de saúde da Capital são locais especialmente visados por ladrões de veículos. Conforme levantamento realizado por Zero Hora, os hospitais de Clínicas, na Rua Ramiro Barcelos, Santa Casa, na Avenida Independência, Cristo Redentor, na Rua Domingos Rubbo, e o Conceição registram o maior número de furtos e roubos de veículos entre 2012 e 2013.
 
Veículo furtado
Kombi branca, 1996, a gás, com rodas cinza, calotas originais, parachoque preto, vidros escuros. Placas IGC-3886. Informações: 8491-7878.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias