Notícias



Manhã violenta

Imagens mostram suspeitos de assalto a carro-forte no Bom Fim

Disparos ocorreram dentro do estacionamento do supermercado Zaffari, quando os caixas eletrônicos eram abastecidos com dinheiro

26/09/2014 - 16h06min

Atualizada em: 26/09/2014 - 16h06min


Reprodução / Câmeras de monitoramento
Apesar da intensa troca de tiros, apenas um funcionário da Prosegur foi ferido, mas não corre risco de vida

Reproduções das imagens das câmeras de monitoramento do Zaffari do bairro Bom Fim, feitas por policiais militares, mostram os três suspeitos de tentar roubar um carro-forte na manhã desta sexta-feira. No final da tarde de hoje, a Polícia Civil deve receber as gravações para tentar identificar os criminosos, que trocaram mais de 100 tiros com vigilantes no estacionamento.

As imagens mostram o trio armado com fuzis e pistolas e com os rostos tapados com toucas. Segundo a polícia, eles foram surpreendidos pela reação dos vigilantes. Apesar da intensa troca de tiros, apenas um funcionário da Prosegur foi ferido, mas não corre risco de vida. Identificado como Jeferson Conrad, 28 anos, ele foi atingido no joelho e no pé e encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro. 

Os criminosos, que ainda não foram identificados, não conseguiram levar o dinheiro. A quadra da Rua Fernandes Vieira - entre a Vasco da Gama e a Henrique Dias - foi isolada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para perícia. Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal e Prosegur estavam no supermercado. Um dos veículos usados pela quadrilha, um Focus prata, foi abandonado na rua Tomaz Flores.


Assaltantes abandonam carro próximo ao local do crime
"Ele está bem, mas não lembra o que aconteceu", diz mulher de vigilante
Tentativa de assalto no bairro Bom Fim teve mais de cem tiros

O automóvel foi roubado em Canoas no dia 22 de setembro. Uma marca de tiro, possivelmente de fuzil, ficou em um dos vidros traseiros. Um inspetor que investiga o caso disse que câmeras de vigilância da rua podem ter flagrado os bandidos deixando o Focus. 

- Eles estiveram examinando o local para o assalto na véspera. Com certeza, trata-se de uma quadrilha organizada que parte para um assalto desses para matar quem estiver pela frente. Graças ao bom trabalho dos vigilantes, não houve mortes e eles não conseguiram levar a quantia que desejavam - explicou o delegado Abílio Pereira, da 10ª DP.

- Escolheram o momento em que a segurança estaria mais vulnerável, que é quando os vigilantes saem do carro-forte carregando o dinheiro. Pelas informações que temos, eles atacaram de surpresa e não contavam com a reação dos vigias. Isso os surpreendeu - disse o titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Joel Wagner.

"Assaltantes foram surpreendidos por ação dos vigias"

Um minuto e meio de caos

Um morador do bairro presenciou a troca de tiros entre os bandidos e seguranças e teve de entrar correndo no prédio para não ser atingido. André Bergmann, 32 anos, saía de casa para trabalhar quando deparou com a cena de guerra na Rua Fernandes Vieira.

- Foi um minuto e meio de caos, o trânsito era intenso e os carros tentavam fugir desesperadamente. Vi pelo menos um segurança ferido - conta ele.

O aposentado Carlos Brasil, 75 anos, estava chegando à lotérica do supermercado Zaffari quando começou o tiroteio:

- Vi tiro para tudo quanto é lado e me joguei num canto. Eles dispararam mesmo, foi uma gritaria de mulheres, latas caindo e vidros de lojas quebrando.

O vigilante ferido foi atendido no Hospital de Pronto Socorro e não corre risco de vida. A mulher dele, Fernanda Morais, 29 anos, falou a Zero Hora que Jeferson não se lembra do ataque. Ele deve ser transferido ainda nesta sexta-feira para um hospital de São Leopoldo, cidade onde reside.

Saiba o que aconteceu com os ladrões de carros-fortes mais temidos do Estado

Confira imagens do local do tiroteio:

Veja em que ponto do Bom Fim ocorreu a troca de tiros:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias