Notícias



Caso Bernardo

Mulher de Evandro diz que ele não negou envolvimento na morte de Bernardo

Em depoimento prestado à Polícia Civil após o corpo do garoto ser encontrado, esposa de réu preso afirmou que ele "somente chorou e não falou nada"

11/09/2014 - 11h57min

Atualizada em: 11/09/2014 - 11h57min


Fábio Pelinson / Jornal O Alto Uruguai
Evandro foi preso em abril em Frederico Westphalen e acabou denunciado pelo MP por homicídio qualificado

Preso em Três Passos acusado de participar da morte do menino Bernardo Uglione Boldrini, Evandro Wirganovicz não negou envolvimento no crime à esposa, conforme documento obtido nesta quinta-feira por ZH. A delegada Carolina Bamberg, que conduziu as investigações do assassinato e indiciou Evandro, Edelvânia Wirganovicz, Graciele Ugulini e Leandro Boldrini por homicídio qualificado, disse à Justiça que a mulher do réu suspeitou e o confrontou após o corpo do menino ser achado, em 14 de abril, e ouviu o seguinte:

"Ela disse que também suspeitou dele quando ficou sabendo dos fatos. Confrontou ele e ele somente chorou, ele não falou nada, não falou que não, somente chorou", relatou Caroline Bamberg.

Leia todas as últimas notícias do Caso Bernardo
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Evandro também foi submetido ao teste com detector de mentiras, que apontou "risco de mentira no segmento de fala em que diz não ter nenhuma participação no crime". Além disso, o mesmo teste informa que o réu "obteve altos níveis de estresse quando questionado acerca do buraco que foi cavado. Isto evidencia que o assunto é um problema para ele".

O detector de mentiras mostrou ainda que Evandro Wirganovicz realmente esteve próximo ao local onde foi aberta a cova que enterrou Bernardo, às margens do Rio Mico, em Frederico Westphalen, no dia 2 de abril. Ele disse que foi pescar. Num primeiro momento, negou à Polícia Civil ter estado lá, mas uma testemunha viu seu carro e, pela consulta à placa, foi constatada sua presença na região.

Laudos revelam falhas na coleta de materiais e são inconclusivos

"De acordo com a análise do programa, Evandro fala a verdade que ficou com medo de ser preso e por isso mentiu no depoimento dado à polícia", ressalta o ofício do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil. Segundo o advogado dele, Hélio Sauer, a mulher de Evandro foi inquirida sem defensor e prestará novos esclarecimentos no dia 18 de setembro:

- Ele chorou de raiva (de Edelvânia) de colocar ele no crime. Ela (esposa) vai esclarecer isso, já que falou sem a presença de advogado e foi enrolada. Quanto ao detector de mentiras, é óbvio que ele estava estressado, não tem a mínima importância para incriminá-lo.

Doraci Wirganovicz falou à Justiça na terça / Crédito: Marcelo Oliveira

Mãe diz que Evandro é inocente

Na última terça-feira, em depoimento à Justiça em Rodeio Bonito, Doraci Terezinha Wirganovicz, mãe dos irmãos presos, sustentou que o filho é inocente e que Edelvânia tinha condições de abrir uma cova, já que "trabalha com tudo, fazia buraco, cerca, ajuda a família em casa".

Doraci confirmou que Edelvânia chegou à casa dela, nas proximidades do local da cova, com uma pá e uma cavadeira, na semana em que menino foi encontrado morto. O motivo era "abrir o terreno e encanar água". Porém, Doraci falou ter sentido "uma dor no peito" ao ver as ferramentas:

- Não perguntei nada a ela, a família é inocente, ninguém sabia de nada. Foi aquela mulher (a madrasta, Graciele Ugulini) que botou coisa na cabeça dela.  Ele (Evandro) demorou no rio pescando, estava de calçado e calça comprida. Vi ele embalando minhoca. Trouxe uns quantos peixes. O meu filho é inocente, não sabia de nada do que ela estava planejando, eu sou a mãe dele e estou falando a verdade.

Como funciona o detector de mentiras

O programa AVM 6.50, baseado na tecnologia AVM (Analisador de Voz Multicamadas), de análise profissional de níveis de emoções, é uma ferramenta que detecta os vários níveis ou estados emocionais de uma pessoa.

A tecnologia indica as oscilações emocionais e, em última análise, detecta impressões digitais da atividade cerebral. Ela consegue concluir sobre o indicativo e a probabilidade de a pessoa estar mentindo quando questionada sobre perguntas relevantes em uma investigação policial.

Como teria ocorrido o crime:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias