Notícias



Símbolo do cárcere

Começa a demolição do Pavilhão C do Presídio Central

Secretário da Segurança Pública, Airton Michels participou de ato simbólico

14/10/2014 - 11h23min

Atualizada em: 14/10/2014 - 11h23min


VÍDEO: "A destruição do Pavilhão C representa o início de uma nova história do sistema prisional gaúcho", afirma diretor do Presídio Central

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Airton Michels disse que a demolição do presídio é o primeiro passo para conter a criminalidade no Estado

Às 10h em ponto, uma marretada na parede do Pavilhão C, dada pelo secretário Airton Michels, simbolizou o início da demolição do Presídio Central de Porto Alegre. O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) também subiu em uma escavadeira hidráulica com martelete acoplado - uma das quatro máquinas que trabalharão para colocar abaixo o primeiro dos seis prédios a serem derrubados.

- Este é o primeiro passo para conter a criminalidade no Estado. As pessoas entram aqui e saem piores. O presídio não contém a criminalidade - disse Michels.


A previsão é de que o serviço no Pavilhão C leve 45 dias, com funcionários trabalhando de segunda a sexta-feira. O Pavilhão D será o próximo a desaparecer do mapa carcerário do Rio Grande do Sul. Todo o serviço custará R$ 1,1 milhão.

Susepe prevê nova cadeia para 1,5 mil presos no lugar do Presídio Central

Segundo estimativas do governo do Estado, com a abertura de cadeias até o final do ano, serão geradas vagas a fim de reduzir a população do Central para 500 detentos - atualmente tem 3,7 mil internos.

OAB pede fim da revista íntima em todos os presídios gaúchos
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Em vídeo, Renato Dornelles lembra de histórias da principal cadeia gaúcha:

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias