Notícias



Segurança pública

Presídio Central começa a desaparecer do mapa carcerário

Destruição do pavilhão C começa na manhã desta terça-feira

14/10/2014 - 05h04min

Atualizada em: 14/10/2014 - 05h04min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

O Presídio Central de Porto Alegre começa a desaparecer do mapa carcerário gaúcho nesta terça-feira. A partir das 9h30min, homens e máquinas iniciam a destruição do pavilhão C, o primeiro dos seis prédios da cadeia que serão derrubados.

Segundo estimativas do governo do Estado, com a abertura de cadeias até o final do ano, serão geradas vagas a fim de reduzir a população do Central para 500 apenados - atualmente tem 3,7 mil detentos.

As transferências de presos para a Penitenciária Modulada de Montenegro permitiram a derrubada do pavilhão C. Após, será demolido o pavilhão D. Na sequência, está prevista a destruição dos pavilhões A, B, E e F, todos prédios antigos e deteriorados, parte deles erguidos em 1959.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora


Pelo projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ficarão de pé o setor administrativo, a cozinha, reformada recentemente, e os quatro pavilhões mais novos (G, H, I e J) construídos em 2008, com capacidade para 640 presos.

Conforme os planos da SSP, a ideia é transformar o presídio em uma unidade com 1,5 mil vagas exclusivas para abrigar presos provisórios (sem condenação). Para isso, serão erguidos novos prédios no lugar dos pavilhões que serão derrubados.

Susepe prevê nova cadeia para 1,5 mil presos no lugar do Presídio Central

Na segunda-feira, o governador Tarso Genro esteve no Presídio Central e conheceu detalhes do projeto de demolição do pavilhão C, acompanhado de secretários, de autoridades do Ministério da Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado e do Ministério Público gaúcho.

Após percorrer corredores da cadeia por 20 minutos, Tarso deixou local destacando o que classificou de momento histórico.

- Hoje começa uma nova era no sistema prisional no Estado. Essa masmorra, essa estrutura medieval tem de desaparecer. Devíamos isso à sociedade gaúcha e aos apenados - enfatizou o governador.

OAB pede fim da revista íntima em todos os presídios gaúchos

- É um marco no país - acrescentou Regina Miki, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O fato de a demolição do Central começar pelo pavilhão C desagradou a magistrados que fiscalizam as cadeias da Região Metropolitana porque o prédio tem duas galerias consideradas as mais bem conservadas de todo o presídio. Mas, para o governo, a destruição desse pavilhão se tornou necessária para apagar a imagem de "pior presídio do Brasil". Ao ser questionado sobre a razão de começar a demolição do Central pelo pavilhão C, o secretário Airton Michels, da SSP, respondeu:

- Sempre que se derruba algo, a gente começa pelas beiradas - em referência ao fato do pavilhão C estar localizado em uma das extremidades do pátio da cadeia.

Em vídeo, Renato Dornelles lembra de histórias da principal cadeia gaúcha:

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias