Polícia



Violência

Guerra do tráfico fecha posto de saúde do Bairro Teresópolis, em Porto Alegre

Fechada por tempo indeterminado, funcionários da Unidade Básica de Saúde Mato Grosso atendem na Unidade Cristal, na Vila Cruzeiro

18/11/2014 - 11h06min

Atualizada em: 18/11/2014 - 11h06min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

A guerra entre traficantes da região do Bairro Teresópolis, na Zona Sul de Porto Alegre, obrigou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a fechar a Unidade Básica de Saúde Mato Grosso, localizado na Rua Octávio de Souza. O posto não tem data para reabrir. Além disso, a prefeitura foi obrigada mudar o local de atendimento provisório aos usuários duas vezes em uma semana.
Depois de denúncias à secretaria relatando toque de recolher e violência de traficantes, que ameaçavam entrar no posto para executar rivais, os funcionários da UBS Mato Grosso, no dia 10 de novembro, foram transferidos para atender na Unidade Cristal, na Rua Cruzeiro do Sul.
Como a distância é de cerca de 1km, a secretaria acreditou que não afetaria a vida dos cerca de 3 mil moradores cadastrados pelo Mato Grosso, que realiza pelo menos 25 consultas diárias. Porém, dias depois, funcionários e pacientes pediram que o atendimento fosse transferido. Motivo: para chegar ao Bairro Cristal, eles precisavam atravessar a região em conflito, disputada por dois grupos rivais do tráfico.

Funcionários estão no postão da Cruzeiro
Leia todas as notícias do Diário Gaúcho

Numa atitude inédita, a Secretaria de Saúde determinou nova transferência dos profissionais do Mato Grosso, que desde ontem atendem em uma sala no Postão da Cruzeiro. Um médico, um enfermeiro, dois técnicos de Enfermagem e quatro agentes comunitários receberam uma sala (consultório 9). O atendimento deve aumentar consideravelmente o já caótico fluxo de pessoas no maior posto de médico da Zona Sul da Capital.
- Eles (funcionários da Mato Grosso) não têm culpa, mas isso aqui é um inferno e vai piorar, vai aglomerar mais gente ainda - contou uma enfermeira do Postão da Cruzeiro, ontem, em meio a reclamações de pacientes que aguardavam atendimento.
Conforme a assessoria de imprensa da secretaria, não foram relatados incidentes envolvendo funcionários, mas a pasta resolveu fechar o posto por temer o "clima de insegurança na região".

Entenda a guerra

Vários grupos estão identificados no Bairro Teresópolis. A polícia tenta descobrir todos os que estão em conflito. O que se sabe até agora:

* Traficantes das imediações da Rua Erechim, no início do ano, foram corridos pela quadrilha do traficante conhecido como Xandi, que domina vários pontos de Porto Alegre.

* Esses traficantes se uniram à gangue V7, da Cruzeiro, e tentam tomar bocas da parte alta da Vila No Limite, controlada da cadeia pelo traficante conhecido pelo apelido de Remi - ele seria abastecido pelo megatraficante conhecido como Xandi, que traria às drogas a partir da Restinga.

* Na região conhecida como Embratel, ao lado, o domínio é da gangue do Canudos, que também está em atrito com o grupo de Remi _ tiroteios já foram registrados. A desavença começou em julho, quando o grupo de Remi teria assassinado um membro da Canudos, que desde então tenta se vingar.

Piorando a briga

* A parte baixa da No Limite, conhecida como região das Taquareiras, é dominada por traficantes da Vila Maria da Conceição, dissidentes da quadrilha do Paulão. Temerosos de que também tentem tomar seus domínios, eles decretaram toque de recolher na região e controlam a entrada de estranhos.

* O mesmo vale para a região da Estrada dos Alpes, onde os criminosos também estão em alerta e não permitem a circulação de estranhos, pois temem ser atacados. Com isso, tiroteios têm sido frequentes. E moradores de um ponto são proibidos de ir a outros.

Cronologia

1 - Devido a denúncias de toque de recolher, tiroteios e clima de insegurança, a US Mato Grosso foi fechada dia 11/11

2 - No dia 12/11, os funcionários passaram a atender os 3 mil moradores da região (cadastrados) na US do Cristal

3 - Depois de novas denúncias de funcionários e moradores de que teriam de passar na região de conflito de traficantes para irem ao posto, a Secretaria de Saúde mudou de novo o local. Desde ontem, o atendimento é feito em uma sala do Postão da Cruzeiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias