Polícia



Criminoso azarado

Suspeito de ser matador do tráfico é preso duas vezes em um dia em Cachoeirinha

Conhecido como Nito, ele foi alvo de duas ações policiais contra o tráfico de drogas e homicídios no intervalo de apenas quatro horas. Jovem é apontado como matador de bando da região

06/11/2014 - 10h16min

Atualizada em: 06/11/2014 - 10h16min


divulgação / Polícia Civil
Nito (de vermellho) estava entre os alvos do Denarc

Josenildo Tiago da Silva, o Nito, 20 anos, vai riscar o dia 5 de novembro do seu calendário. Foi quando a sua fama de matador do tráfico foi derrubada pela polícia, com uma boa dose de azar. No intervalo de apenas quatro horas, ele foi alvo de duas operações policiais.

Pela manhã, agentes da 1ª DP de Cachoeirinha o prenderam preventivamente em casa, na Vila da Paz, depois de ser reconhecido por um assassinato há 20 dias, na cidade. Eram 11h quando policiais do Denarc entrariam na sua casa. Quem atendeu foi a mãe:

- Calma, não adianta tentar entrar. Ele não está mais aqui, está na delegacia. Já foi preso.

Nito era alvo de uma operação que desarticulou uma das mais lucrativas quadrilhas de tráfico de drogas na Região Metropolitana. Com base entre os bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, o grupo liderado pelo detento Letier Ademir Silva Lopes, 32 anos, movimentava, de acordo com o delegado Rafael Soares Pereira, do Denarc, em torno de 50kg de drogas por mês na região.

Leia mais notícias sobre homicídios

Leia mais notícias sobre tráfico de drogas

- Estávamos mapeando o bando durante mais de um mês. E acreditamos que essa ação conseguiu desarticular esse esquema em definitivo - aponta o delegado.

Até o final do mês passado, Letier estava preso na Pasc, onde mantinha ligações com a facção dos Abertos. Há cerca de dez dias, foi transferido para o Presídio Central e foi lá que recebeu o mandado de prisão preventiva na manhã de ontem.

De acordo com o delegado, a partir da cadeia ele conseguia dar ordens à companheira, que mantinha todas as operações sob controle por telefone.

- A prisão dela vai representar uma quebra significativa no poder deles - diz Rafael.

Líder violento

Conhecido pela polícia por sua violência desde o começo da década passada, Letier era um dos líderes da Gangue do Cabelo, que disputava território, na época, no Bairro Guajuviras. Além do tráfico, a quadrilha agia em roubos de veículos e a malotes na região.

De acordo com o Denarc, ao longo dos anos ele ganhou poder na região e se tornou o principal rival da gangue que ficou conhecida como Cova Rasa. Está preso desde 2008, com condenações por roubos e homicídios. Tem pena a cumprir até 2039.

Matador para "limpar a área"

Cachoeirinha
era considerada uma área de expansão da quadrilha. Há cerca de seis meses Nito estaria morando na Vila da Paz com uma missão bem definida: limpar a área e eliminar eventuais inimigos. O objetivo era garantir a hegemonia da quadrilha entre os pontos de tráfico na vila e nos seus arredores.

Entre as vítimas estava Charles Roberto Otero Machado, 25 anos, assassinado a tiros na saída da vila há 20 dias. Nito foi reconhecido pelo crime, juntamente com Pedro de Souza Couto, o Pedro Bomba, 48 anos. Nito é investigado ainda por outros dois homicídios na cidade.

Em Canoas, ele é considerado o principal matador do bando. De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios de Canoas, delegado Marco Guns, o jovem estaria envolvido em pelo menos cinco homicídios recentemente.

- É certamente um dos principais executores em atividade na nossa região. Já foi preso em flagrante outras sete vezes - confirma o delegado.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias