Polícia



Câmeras de segurança

Polícia divulga imagens do tiroteio em quadra de esportes do bairro Sarandi

Cenas mostram momento em que três homens entram, e um abre fogo contra dezenas de pessoas

05/12/2014 - 17h59min

Atualizada em: 05/12/2014 - 17h59min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail

A polícia divulgou as imagens das câmeras de segurança da quadra MCM Esportes, no bairro Sarandi, onde um tiroteio na noite de ontem matou um rapaz de 28 anos e feriu dez pessoas.

Nas imagens, é possível ver três homens entrando no local e um deles efetuando diversos disparos. Um dos tiros atingiu na cabeça Maurício Francioni Whahlbrink, 28 anos, que morreu no local.

Homem que morreu em quadra de futebol passaria primeiro Natal com a filha
Polícia analisa imagens das câmeras de segurança de quadra de esporte
Rixa entre gangues matou inocente, diz pai de jovem


A ação, registrada pelas câmeras de segurança, durou pouco mais de um minuto. Os tiros geraram pânico e correria, com  pessoas caindo no chão e tentando se esconder embaixo das mesas.

- A gritaria era geral. Mulheres berrando, crianças chorando, todo mundo sem entender o que acontecia. Foi muito rápido. Quando percebi, já tinha sido atingido por dois tiros, que não vi sequer de onde vieram - relatou um homem de 31 anos, atingido por um tiro no peito e outro na região das costelas.

Das dez pessoas feridas e encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor, apenas duas permanecem internadas: uma, em estado regular, e outra, na UTI, em estado grave.

No Hospital Cristo Redentor, o cenário era desolador, conforme a mãe de uma das vítimas:

- Não parava de chegar gente ferida. Era uma tristeza enorme ver aquelas famílias desesperadas, mães, como eu, rezando pela recuperação dos seus filhos.

Em casa, na manhã seguinte, o rapaz atingido no peito se recuperava dos ferimentos e lembrava que a tragédia poderia ter sido maior.

- Estava com meu irmão e o enteado dele, de 11 anos. Graças a Deus, não aconteceu nada com eles. Mas tinha várias crianças lá que poderiam ter sido atingidas. Eu nasci de novo. Na hora, pensei que ia morrer - relatou.

Administrador da MCM Esportes, Mário Medeiros garantiu que esta foi a primeira vez que algo deste tipo aconteceu no local.

- As pessoas fazem churrasco, as crianças brincam na quadra nos intervalos dos jogos, e a maioria das pessoas que vêm jogar são conhecidos, jogam toda semana. Estamos muito chocados com o que aconteceu, prestando todo apoio às famílias e colaborando com a polícia nas investigações - afirmou.

Segundo o titular da 3ª DHPP, João Paulo de Abreu, a polícia tenta identificar os três suspeitos e conta com a colaboração da comunidade no sentido de fornecer informações que possam levar aos homens que aparecem nas imagens. 

Quem tiver qualquer informação a respeito pode entrar em contato pelos telefones 181 ou 8608-9998. Não é preciso se identificar.

Atirador procurava alguém

A polícia viu e divulgou na tarde de sexta-feira as imagens das câmeras de segurança da quadra de esportes. Nas imagens, é possível ver três indivíduos chegando ao local, mas apenas um efetuando os disparos.

- Fica bem claro que ele visa acertar alguém, que ainda não sabemos quem é. Ele entra bastante nervoso, possivelmente pela quantidade de gente, olha com receio e sai disparando a esmo. Ele está a cerca de dez metros de onde estão as pessoas, não tinha condições plenas de acertar uma pessoa exatamente - explica o delegado João Paulo de Abreu, da 3ª DHPP.

João Paulo também não descarta a possibilidade de ter havido reação por parte de alguém. No local, foram recolhidos 23 estojos de pistola 9mm e outros cartuchos de .40.

Ainda conforme o delegado, a polícia trabalha para identificar testemunhas. Para João Paulo, não é possível falar em briga entre gangues rivais.

- Não podemos falar em gangues, não tem nada até agora que justifique isso. Pode, sim, ser uma questão de rivalidade. Fica muito claro que eles procuravam por uma única pessoa, os feridos acabaram vítimas da circunstância que se estabeleceu lá dentro - concluiu.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias