Notícias



Operação policial

Presa quadrilha que usa adolescentes e crianças no tráfico em Eldorado do Sul

Sessenta e nove pessoas foram presas em cinco cidades da Região Metropolitana

12/12/2014 - 07h10min

Atualizada em: 12/12/2014 - 07h10min


Cid Martins
Enviar E-mail
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Mandados são cumpridos pela polícia em Eldorado do Sul, Guaíba, Alvorada, Porto Alegre e Mariana Pimentel

Uma operação policial realizada na manhã desta sexta-feira em cinco cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre desarticulou duas quadrilhas de traficantes que atuavam em duas regiões de Eldorado do Sul. Sessenta e nove pessoas foram presas na ação.

Um dos grupos alvo da operação, que age no bairro Progresso, era comandado por um preso que usa tornozeleira eletrônica e que é investigado, também, pelo uso de crianças e adolescentes na venda de drogas. Já o bando do bairro Delta tentava se instalar na região após outra ação ocorrida há quatro meses e, por isso, tiroteios, expulsões de moradores e homicídios eram frequentes na região.

Quadrilha que lucrava R$ 25 mil por semana é alvo de operação
Polícia realiza operação contra roubo de cargas no Vale do Sinos
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Batizada de Operação Progresso, a ação contou com 490 policiais que cumpriram 100 mandados de busca e cerca de 70 de prisão e apreensão em Eldorado do Sul, Guaíba, Alvorada, Porto Alegre e Mariana Pimentel.

Polícia flagra adolescentes e crianças envolvidos em tráfico de drogas:



Bairro Progresso

O titular da delegacia de Eldorado do Sul, delegado Alencar Carraro, destaca que a quadrilha deste bairro usava crianças e adolescentes para embalar drogas e repassar para usuários. O objetivo seria despistar provável ação policial. O tráfico ocorreria na rua, em meio a moradores, e os entorpecentes eram entregues em residências ou por vendedores de bicicleta. O líder do tráfico no bairro Progresso é um apenado que usa tornozeleira eletrônica, e o seu braço direito é outro apenado que tem permissão para saídas temporárias do presídio.

Leia as últimas notícias de Zero Hora 

O suspeito criou endereços fictícios no Litoral para conseguir o benefício. Outros integrantes são da família do líder, o pai e um irmão que estão presos, e outro irmão que atuava na região. Carraro diz que neste bairro também ocorrem tiroteios, expulsão de moradores e ameaças a traficantes, além de homicídios e tentativas de homicídios.

- Um traficante que teve toda a família ameaçada, chegou na delegacia e reclamou que está apavorado, temendo ter todos os parentes assassinados - conta Carraro.

Como é uma área de invasão, a prefeitura está estudando a remoção das famílias devido a possível ordem de reintegração de posse.

Presos, tia e sobrinho se despedem no bairro Progresso
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Bairro Delta

No bairro Delta, onde já houve operação em agosto, a quadrilha dos Bala na Cara se instalou e, desde então, já ocorreram pelo menos cinco homicídios e dez tentativas. Uma das mortes foi registrada nesta semana próxima à delegacia, e outra aconteceu dias atrás quase em frente ao Fórum da cidade.

Os tiroteios e expulsões de moradores são constantes - houve até um caso de tortura. Os crimes ocorrem porque facções rivais também querem usar a região para o tráfico de drogas. A disputa é tão acirrada que chegou ao ponto de traficantes danificarem e incendiarem um centro comunitário.

Redes Sociais

Muitos dos traficantes presos nesta sexta-feira foram investigados também por divulgarem os crimes cometidos nas redes sociais. Eles comentam sobre venda de drogas, homicídios, ostentam dinheiro e armas potentes, inclusive com fotos. Em um dos crimes investigados, um traficante ameaçou outro por mensagens, inclusive informando que, caso a dívida não fosse paga, o rival seria morto e teria a casa da companheira metralhada.

Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias