Notícias



Segurança Pública

Sartori deve anunciar Alfeu Freitas como comandante da BM e Wondracek como chefe da Polícia Civil

Futuro governador e próximo secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, reuniram-se em Porto Alegre nesta terça-feira

24/12/2014 - 10h26min

Atualizada em: 24/12/2014 - 10h26min


Manuela Brandolff e Sgt Alberto Vargas / Divulgação
Guilherme Wondracek é o atual chefe da Polícia Civil e Alfeu Freitas Moreira assumiu o subcomando da BM em novembro

José Ivo Sartori e o  futuro titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, delegado federal Wanuir Jacini, devem anunciar ainda nesta quarta-feira os nomes que irão dirigir a Polícia Civil e a Brigada Militar a partir de janeiro.

Os prováveis nomes para comandar as corporações são Alfeu Freitas Moreira, como comandante da BM, e o delegado Guilherme Wondracek, que deve seguir como chefe da Civil.

O perfil procurado por Jacini era de policiais com experiência, não envolvidos em polêmicas, denúncias ou ações judiciais. Eles ainda deveriam ser modernos em suas condutas, conectados às novas tecnologias e ferramentas de trabalho.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Alfeu Freitas tem mais de 30 anos de experiência. Foi comandantante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) de Porto Alegre. Em 2012, assumiu a liderança do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e, em novembro deste ano, o coronel deixou o posto de chefe do Estado-maior e assumiu como subcomandante da Brigada Militar.

Guilherme Wondracek tem se destacado por conduzir a Polícia Civil sem sobressaltos, recebendo elogios das equipes de transição e de representantes da Justiça e do Ministério Público. Wondracek tem mais de 20 anos na corporação e já foi diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Em janeiro de 2000, Wondracek comandou a operação que prendeu o assaltante de carros-fortes Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, que naquele momento era o homem mais procurado do sul do Brasil.

A escolha dos dirigentes das corporações se após visita de Jacini ao Estado. Ele chegou a Porto Alegre nesta terça-feira, e esteve reunido com Sartori no gabinete de transição, no Centro de Treinamento da Procergs.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias