Geral



Crime na Guarda do Embaú

Manifestação por paz e justiça está programada para as 18h deste sábado

Amigos e familiares do surfista Ricardinho dos Santos se reúnem no centro da Guarda do Embaú

24/01/2015 - 13h34min

Atualizada em: 24/01/2015 - 13h34min


Reprodução / Facebook
Na próxima terça-feira, 27, será feita a reconstituição do crime que matou Ricardo dos Santos

Depois de realizarem uma homenagem ao surfista Ricardo dos Santos, baleado por um policial militar na última segunda-feira na Guarda do Embaú, amigos e familiares voltam a se reunir na tarde deste sábado para uma manifestação pacífica, na qual pedem por paz e justiça.

O encontro, marcado para as 18h, ocorre no centrinho da Guarda do Embaú. Na página do evento no Facebook, os organizadores pedem para as pessoas irem vestidas de branco. A previsão é de que seja feita uma nova homenagem na água.

Leia também:
Reconstituição do crime que matou Ricardinho será nesta terça-feira

Prisão preventiva de PM decretada

A Justiça decretou a prisão preventiva do policial militar Luís Paulo Mota Brentano, que está preso desde segunda-feira pela morte a tiros do surfista Ricardo dos Santos, o Ricardinho.

A decisão é do juiz Maximiliano Losso Bunn, da 1ª Vara Criminal de Palhoça e saiu na última quinta-feira.

Leia mais:
Garoto família e brincalhão: amigos falam sobre Ricardinho
Ricardo já bateu Slater no Taiti. Saiba mais sobre o surfista 

Laudo toxicológico confirma que PM consumiu álcool no dia do crime

 O laudo toxicológico entregue pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Florianópolis para os investigadores concluiu que Brentano havia consumido quantidade significativa de álcool, mas nenhuma droga ilícita, no dia em que atirou no surfista.

- Fica descartado o consumo de qualquer droga ilícita, pois teria sido acusado pelo exame. A quantidade de álcool detectada, no entanto, é bastante importante, e provavelmente foi consumida no dia do fato - Esclarece o diretor do IGP, Miguel Colzani.

Leia mais:
Policial militar que atirou em surfista é transferido para Joinville
"É um mau exemplo, não admitimos esse tipo de atitude"

Segundo Colzani, o exame de sangue no suspeito foi realizado às 14h da segunda-feira, dia em que Ricardinho foi baleado, e foram detectados 13 dg/L (treze decigramas de álcool por litro de sangue).

Para efeito comparativo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera uma pessoa embriagada quando o exame de sangue apresenta resultado igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L).

O IGP entregou o laudo toxicológico ao delegado Marcelo Arruda, responsável pela investigação do caso, na tarde desta quinta-feira. O laudo cadavérico foi concluído e enviado ao delegado pelo Instituto Médico Legal (IML) nesta quarta-feira.

Os resultados mostram que as balas atingiram o surfista a partir da lateral esquerda do peito e pelas costas. Apesar da existência de três perfurações, dois projéteis atingiram Ricardo, sendo que um atravessou o corpo da vítima e foi encontrado pela Polícia Militar no local do crime e o outro ficou alojado na quinta vértebra de sua coluna, na região lombar.

Entenda

Ricardinho foi baleado na segunda-feira, depois de uma discussão com um policial. Levado ao Hospital Regional de São José, depois de 30 horas e quatro cirurgias não resistiu e morreu no início da tarde da última terça-feira, 20 de janeiro. O policial e a testemunha que estava com o surfista contam diferentes versões para o motivo dos três disparos. O primeiro alega legítima defesa e a segunda diz que a ação foi sem justificativa. A Polícia Civil investiga o caso.

A morte do surfista causou grande comoção na Guarda do Embaú, onde ele morava. A notícia repercutiu também no meio do surfe e uma série de profissionais do esporte como o atual campeão mundial Gabriel Medina se manifestaram sobre o caso.

Homenagens







MAIS SOBRE

Últimas Notícias