Geral e Polícia



Vandalismo

Pelo menos 500 túmulos de oito cemitérios da Região Central foram furtados

Pelos menos quatro cidades tiveram registros de furto de grande quantidade de peças metálicas

19/01/2015 - 19h27min

Atualizada em: 19/01/2015 - 19h27min


Alessandra Noal
Alessandra Noal
Enviar E-mail
Jornal Integração / Divulgação

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar furtos e depredações que estão acontecendo em cemitérios da Região Central. Pelos menos quatro cidades _ Formigueiro, Restinga Seca, Silveira Martins e São Pedro do Sul _ tiveram registros de furto de grande quantidade de peças metálicas de mais de 500 túmulos e capelas nos últimos dias. Os casos têm acontecido em sequência, o que leva a polícia a crer que os furtos estão sendo cometidos pelo mesmo grupo de bandidos.

Em um trabalho conjunto entre as polícias, vítimas e testemunhas já estão sendo ouvidas para tentar identificar os praticantes dos delitos. A polícia também acredita que exista algum receptador comprando os metais por quilo. As peças são, na maioria, de cobre, bronze, alumínio e chumbo. Eles são derretidos e, geralmente, vendidos para sucatas.
- São metais que são vendidos com facilidade e têm um preço de mercado interessante, por isso o furto destes materiais se torna atrativo para os bandidos - afirma o delegado substituto de São Pedro do Sul, Carlos Alberto Dias Gonçalves.

Moradores de Formigueiro estão chocados com o vandalismo em dois cemitérios da cidade na madrugada de sábado. No Cemitério Municipal, mais de 300 túmulos e capelas foram depredados. Os bandidos levaram molduras de fotos, alças de túmulos, crucifixos, entre outras peças ornamentais metálicas, além de pedras de mármore. O crime foi percebido pelo zelador do cemitério. O secretário de Obras do município, Paulo Gilberto Vieira da Costa, registrou ocorrência policial na manhã desta segunda-feira e fará uma reunião com o prefeito para tomar medidas de segurança no local.
- Estamos pensando em colocar mais iluminação e, quem sabe, uma vigilância 24 horas - destaca o secretário, que explica, ainda, que o cemitério tem vigilante apenas durante o dia, das 7h30min às 17h.

Furtos na região começaram em dezembro

O primeiro local a registrar um caso de furto foi Restinga Seca. Na cidade, quatro cemitérios foram furtados, segundo a Polícia Civil, todos em dias diferentes, mas em sequência. O cemitério Evangélico de São Miguel, no interior da cidade, teve mais de 60 túmulos depredados em 29 de dezembro. Nos cemitérios de Três Vendas, Vila Rosa e Lomba Alta também ocorreram furtos, mas os danos foram menores e as vítimas não registraram ocorrência na polícia. Em 10 de dezembro, fios de cobre de postes da localidade de São Rafael foram levados. A polícia acredita que os crimes estejam ligados.

O caso mais recente, neste domingo, foi no Cemitério do Cerro da Ermida, em São Pedro do Sul. A polícia acredita que ao menos 70 túmulos e capelas tenham sido furtadas. As famílias foram até a delegacia nesta segunda-feira registrar as ocorrências.

Na madrugada de quinta-feira passada, o Cemitério da Linha Base, no interior de Silveira Martins, foi atacado. Os mesmos objetos dos outros cemitérios, a maioria de bronze e alguns em prata, foram levados. O cemitério tem cerca de 20 túmulos e todos foram furtados.

Neste fim de semana, 17 placas de bronze do Monumento ao Imigrante, localizado na VRS-804, na estrada de acesso ao município, também foram furtados. O prejuízo, segundo a prefeitura, é de R$ 18 mil. 
- Vamos investigar se os dois casos têm ligação, mas é possível que sim - afirma a delegada responsável por Silveira Martins, Carla Dolores de Almeira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias