Notícias



Região Metropolitana

Presos traficantes que expulsaram moradores de casa em Esteio

Entre os dias 9 e 11 de janeiro, proprietários de pelo menos duas casas e de uma lancheria foram obrigados a abandonar os locais

22/01/2015 - 07h58min

Atualizada em: 22/01/2015 - 07h58min


Polícia Civil / Divulgação
Até o momento, três pessoas foram presas, e um adolescente, apreendido

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira, quatro criminosos acusados de expulsar de casa famílias em Esteio que não aceitavam ceder as residências para o tráfico de drogas. Mais quatro seguem foragidos e são procurados na Região Metropolitana.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Segundo a delegada Carolina Terres, foram presos Diego Moroni Leite, 22 anos (antecedentes por roubo, tráfico e homicídio); Wagner Soares Martins, 30 anos (suspeito de ser o matador do grupo); Luana Souza Barbosa (considerada a líder da quadrilha), e Rodrigo Barbosa, 24 anos.

- É uma boa resposta à comunidade. Se o Judiciário não soltá-los, já melhora a área - disse Carolina.

Os bandidos amedrontaram moradores (veja no vídeo acima), saquearam e atearam fogo em residências. Para intimidar mais as vítimas, enviaram fotos com armas e mensagens pelo WhatsApp. Entre os dias 9 e 11 de janeiro, proprietários de pelo menos duas casas e de uma lancheria foram obrigados a abandonar os locais.

Alguns chegaram a ser escoltados pela polícia e carregaram seus pertences às pressas em um caminhão. Um dos estabelecimentos comerciais foi destruído após incêndio. A responsável não havia aceitado que o local se tornasse um ponto de venda de drogas.

 
Foto: Polícia Civil / Divulgação

Outras casas foram atingidas por tiros. Conforme a investigação policial, esses casos estão relacionados a pessoas ligadas a um grupo rival de Sapucaia do Sul, que se estabeleceu nos bairros de Esteio em agosto do ano passado, após assassinato de traficante que comandava a venda de drogas na região.

A operação foi comandada pela 2ª Delegacia Regional Metropolitana e pela Delegacia da Mulher de Canoas. Segundo o delegado regional Fernando Soares, em parceria com a Brigada Militar, serão intensificados os trabalhos de policiamento ostensivo e de reaproximação com a comunidade.

- É inadmissível que isso ocorra, e vamos estar atentos para evitar que pessoas sejam expulsas das próprias casas por esses criminosos - disse Soares.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias