Polícia



VÍDEO!

Tumulto entre moradores e BM, na Vila Farrapos, acaba em violência e detidos

Imagens feitas por moradores mostram PMs batendo em homem caído no chão. Confronto aconteceu na Rua João Batista Barbosa

30/01/2015 - 20h49min

Atualizada em: 30/01/2015 - 20h49min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail
Reprodução / vídeo

Um tumulto envolvendo moradores da Vila Farrapos e policiais militares acabou com três pessoas detidas no final da tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre. Segundo testemunhas, o episódio na Rua João Batista Barbosa começou quando dois PMs do 11º BPM abordaram uma mulher que chegava em casa, sem capacete, em uma moto. O marido estava na residência e teria discutido com os PMs, que chamaram reforço para conter a situação. Um vídeo enviado por moradores via whatsapp para o Diário Gaúcho mostra o homem (de camiseta azul), caído no chão, sendo agredido a chutes e pontapés por policiais. 

- Tinha cinco viaturas e duas motos. Um brigadiano fortemente armado deu tiros para cima, num lugar que estava cheio de crianças. Derrubaram o homem no chão e bateram sem parar nele, mesmo no chão - relata um morador.

Leia mais notícias no Diário Gaúcho

Nas imagens, é possível ver ainda policiais tentando colocar na viatura uma terceira pessoa envolvida no conflito, com socos e usando o cassetete. Mesmo algemada, ela resistia. Testemunhas também contaram que, antes do início das filmagens, os PMs teriam invadido a casa do morador.

Até as 19h15min de sexta, o 11º BPM, responsável pela área, ainda não tinha detalhes sobre a ocorrência. Por meio do setor de inteligência, informou apenas que se tratava de um caso de "desacato a autoridade", e que os detidos seriam encaminhados à 3ª DPPA.

Mais tarde, o comandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel José Gomes Botelho, assistiu às imagens e reconheceu que houve excessos por parte dos PMs envolvidos na abordagem, e afirmou que será aberto inquérito policial militar (IPM) para apurar as responsabilidades de cada um. As punições podem variar de prisão até a exclusão da corporação.

- Não é a orientação da BM. Os policiais são treinados para agir dentro da técnica em situações de resistência - disse Botelho.

Curta a página do Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias