Notícias



Vale do Sinos

Nove policias são indiciados por morte de torcedor do Novo Hamburgo

Inquérito concluiu que os tiros que atingiram Maicon Doglas de Lima, 16 anos, pelas costas foram disparados pela Brigada Militar

27/02/2015 - 17h51min

Atualizada em: 27/02/2015 - 17h51min


Facebook / Reprodução

A Polícia Civil indiciou nove policiais militares pelo envolvimento na morte de um adolescente após confronto entre as torcidas organizadas de Aimoré e Novo Hamburgo, no dia 1° deste mês, em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios de São Leopoldo, Vinicius do Valle, o inquérito concluiu que os tiros que atingiram Maicon Doglas de Lima, 16 anos, pelas costas foram disparados pela Brigada Militar (BM), que havia sido acionada para conter a confusão.

Também foi confirmada a suspeita de que houve fraude processual. Conforme Valle, os laudos comprovaram que os PMs substituíram um dos projéteis retirados do corpo do adolescente. Câmeras de segurança do Hospital Centenário flagraram quatro policiais entrando na sala onde Maicon foi atendido. No início das investigações, apenas um PM admitiu ter atirado com munição comum durante a briga, contrariando a orientação de, em casos como este, usar balas de borracha.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Após 26 dias de trabalho, o inquérito foi encaminhado para a Justiça na última quinta-feira. Os nove policiais responderão pelos crimes de homicídio doloso qualificado (consumado e tentado), fraude processual e tortura. Entre os indiciados, estão Angela Peppe Christofari, Fabiano Francisco Assmann, Moyses Augusto Ribeiro Stein e Ulisses de Matos. Os quatro estão presos e são do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Leopoldo. Os nomes dos demais PMs não foram divulgados.

- A Polícia Civil conduziu o inquérito de forma isenta e buscando sempre a verdade dos fatos - disse o delegado.

Comandante do 3º BPM de Novo Hamburgo, o tenente-coronel Luiz Fernando Rodrigues, que conduz um inquérito policial militar sobre a morte do torcedor, disse que só irá se manifestar sobre o caso após ser notificado formalmente. Rodrigues afirmou que as investigações da BM deverão ser concluídas na semana que vem, pois o trabalho começou depois que o da Polícia Civil. Segundo ele, os policiais indiciados que não estão presos continuam atuando.

Entenda o caso:

- No dia 1º de fevereiro, após o empate em 2 a 2 entre Novo Hamburgo e Aimoré, em São Leopoldo, estourou uma briga entre as torcidas, na estação Santo Afonso, da Trensurb, que se estendeu até o bairro Santos Dumont.

- A BM chegou para conter o tumulto. Conforme a ocorrência, os PMs teriam sido recebidos a tiros e revidaram. Os brigadianos do 3º BPM estariam equipados com balas de borracha, porém, guarnições do 25º BPM, que foram apoiar a ação, estavam com munição letal.

- Após a dispersão do tumulto, Maicon Doglas de Lima, 16 anos, foi encontrado na Rua Gaspar Silveira Martins, ferido com dois tiros pelas costas. Levado ao Hospital Centenário, ele não resistiu.

- No início da investigação, em depoimento à Polícia Civil, um PM admitiu ter feito disparos com munição comum, alegando legítima defesa. Surgiu ainda a suspeita de que um dos projéteis retirados do corpo do jovem teria sido trocado.

- No dia 3, a polícia divulgou um vídeo de câmeras de segurança do Hospital Centenário, mostrando que quatro PMs entraram na sala onde o adolescente foi atendido. Um médico e uma enfermeira disseram à polícia que eles trocaram a bala com sangue por outra com marcas de concreto.

- No dia 4, a Justiça decretou a prisão de dois PMs envolvidos no caso - Fabiano Francisco Assmann e Moyses Augusto Ribeiro Stein foram levados para o Presídio Policial Militar, na Capital.

- No dia 13, outros dois PMs foram presos. A Justiça determinou a detenção de Angela Peppe Christofari e Ulisses de Matos Quos por suspeita de que eles também efetuaram disparos contra o adolescente.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias