Polícia



Operação Kommunikation

MP denúncia 26 por tráfico de drogas comandado de dentro da Pasc

Entre os denunciados, 20 já estavam presos em diferentes estabelecimentos prisionais

04/03/2015 - 15h08min

Atualizada em: 04/03/2015 - 15h08min


Marjulie Martini / Divulgação MP-RS
Operação Kommunikation foi deflagrada em fevereiro

O Ministério Público ofereceu denúncia à 1ª Vara Judicial da Comarca de Charqueadas, nesta quarta-feira, contra 26 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. O trabalho da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre diz respeito à Operação Kommunikation, deflagrada em 9 de fevereiro.

Durante as investigações do MP, foi constatado que apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) gerenciavam pontos de tráfico de entorpecentes por meio de telefones celulares de dentro da casa de detenção. Entre os denunciados, 20 já estavam presos em diferentes estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul. O órgão também pediu a transferência de dois denunciados para um estabelecimento federal de segurança máxima, com a inclusão em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Pasc é rebaixada a prisão comum

- Os dois presos comandavam de dentro das penitenciárias verdadeiros exércitos criminosos, determinando ações para manutenção de territórios de tráfico, roubos e homicídios, agindo com liberdade e desassombro - afirma o promotor de Justiça Ricardo Felix Herbstrith, responsável pela operação.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia

Conforme o promotor, os dois presidiários têm penas muito altas, respondem a diversos processos e "a chance de que algum dia saiam do sistema penitenciário é mínima". As identidades não foram divulgadas.

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias