Geral e Polícia



Nova Palma

Adolescente que entrou armado na escola é encaminhado ao Case de Santa Maria

Câmeras de segurança registraram o aluno circulando pelo pátio com uma espingarda na mão

26/05/2015 - 20h18min

Atualizada em: 26/05/2015 - 20h18min


Divulgação / Polícia Civil

Foi internado no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria (Case), na noite desta terça-feira, o adolescente de 14 anos que entrou armado com uma espingarda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, onde estuda, no interior de Nova Palma. Na segunda-feira ele entrou armado na escola onde estuda. O adolescente confessou que a sua intenção era matar a professora. As aulas na escola, que foram suspensas nesta terça, serão retomadas nesta quarta-feira.

Diretora diz que aluno entrou armado em escola de Nova Palma para mostrar poder

- O Ministério Público fez a apresentação do adolescente e foi oferecida representação pelas infrações de porte de arma de fogo, tentativa de homicídio por motivo fútil e ameaça. Será instaurado procedimento administrativo também para ver a situação da família - afirma o promotor de Justiça Claudio Estivallet Junio, de Faxinal do Soturno, que responde também por Nova Palma.

O pedido de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria foi encaminhado ao Ministério Público de Faxinal do Soturno pelo delegado titular de Nova Palma, Sandro Meinerz.

As câmeras de segurança da escola registraram o adolescente circulando com uma espingarda no pátio. Ele entrou pelo portão lateral do colégio e foi até a porta da sala dos professores quatro vezes. Uma professora almoçava na sala, mas nem chegou a ver a presença do menino.

Alunos que esperavam o transporte escolar viram o colega, que teria dito que estava ali para matar a professora. Os alunos contaram aos pais, que acionaram a direção. Quando a polícia chegou na escola, o adolescente já havia fugido. Ele não chegou a atirar contra ninguém.

Na manhã de terça-feira, o adolescente se apresentou ao Conselho Tutelar sozinho. Disse que encontrou a arma no mato e que foi para a escola para matar uma professora, que o teria xingado. Mas, chegando lá, arrependeu-se, não teve coragem e foi embora. O delegado Meinerz, no entanto, acredita que o fato não foi consumado porque a professora não foi localizada pelo adolescente.

- Ele foi para a escola convencido a matar a professora. Acredito que a procurou, mas não a encontrou. Ele é de uma família desestruturada. Todos têm comportamento transgressor - diz o delegado, informando que a espingarda calibre 12, que foi apreendida, havia sido furtada de uma propriedade de Rincão dos Sales, interior de Pinhal Grande, em 8 de maio, por um suspeito que foi preso ontem.

Ainda segundo Meinerz, o adolescente é agressivo e tem registro de ato infracional na delegacia por furto.

A diretora da escola, Idelma Maria Pegoraro Piccin, afirma que já tentou conversar inúmeras vezes com o menino e com a mãe dele.

-A mãe diz que não sabe mais o que fazer com o filho, que perdeu o controle. Conversamos com o aluno diversas vezes. Ele se compromete a mudar, mas volta do mesmo jeito - lamenta a diretora.

Meinerz, que está investigando o caso, diz que o menino foi ouvido ontem pela manhã:

- Ele chorou em alguns momentos. Em outros, deu risada contando suas peripécias. É um inconsequente.

O "Diário" entrou em contato com o Conselho Tutelar de Nova Palma, que preferiu não se manifestar sobre o caso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias