Segurança



A defesa

"Essa acusação é totalmente infundada", diz advogado de ex-soldado dos EUA

Embaixada norteamericana acompanha o caso, afirma Cláudio Gastão da Rosa Filho

21/05/2015 - 10h59min

Atualizada em: 21/05/2015 - 10h59min


Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Gastão Filho: "pessoas querem prejudicar o David".

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, contratado pela família de David Beckhauser Santos Herold, afirma que o ex-soldado dos Estados Unidos é inocente das mortes em que é suspeito em Florianópolis.

Nesta entrevista, o advogado garante que Herold é de família tradicional e que chegou a ser condecorado pelo exército norte-americano. Gastão Filho diz ainda que a embaixada dos Estados Unidos acompanha o caso:

Por que David Herold deixou o exército dos EUA e voltou ao Brasil?
O David é o típico manezinho da Ilha, nasceu na Carmela Dutra (maternidade), a família dele é daqui. Eles vivem no Campeche, controlam e são donos do ponto do Riozinho e é uma família tradicional. Como a mãe dele casou com um americano, ele foi para os Estados Unidos e na época em que completou 18 anos tinha que servir o exército. Quando acabou o período voltou para o Brasil, inclusive recebeu medalha, foi condecorado. Hoje ele ganha pensão pelo fato de ter tido uma lesão nas costas e é remunerado pelo exército americano.

Houve alguma manifestação dos Estados Unidos sobre a prisão dele?
A Embaixada dos Estados Unidos se colocou à disposição e está acompanhando a situação.

Como o senhor explica ele sair da condição de servidor do exército dos EUA para o banco dos réus no Brasil?
Olha, o que posso dizer é o seguinte, quando ele foi acusado, embora tenha sido já no começo do processo decretada a sua prisão, ele veio, se apresentou. Mesmo com a prisão decretada, levou testemunhas que demonstraram que aquela acusação era totalmente infundada. O juiz revogou a prisão e o Ministério Público entrou com recurso, que não foi acolhido pelo Tribunal de Justiça de SC.

Ele nega então a morte de Thiago Polucena (morto no Morro do 25) em Florianópolis?
Com toda a certeza e veemência.

Por que ele está sendo acusado pelo crime?
A acusação vem com base em escutas telefônicas e em nenhuma delas fala-se o nome do Davidzinho.

E essa prisão dele por tráfico?
Isso é um equívoco que ele cometeu. Ele não poderia ter saído daqui, deveria ter pedido autorização do juiz e não pediu. Talvez ele não tenha compreendido o caráter das restrições que lhe foram impostas, mas essa é uma situação que no momento devido vai ser explicada. O que posso dizer é que essa acusação de participação do homicídio do Calcinha representa uma das maiores covardias, pois até hoje não foi intimado e não foi instaurado inquérito. Como uma pessoa vai se defender pelos jornais? Eu espero que o delegado instaure inquérito o quanto antes, porque ele está à disposição da Justiça para rebater essa acusação que é totalmente infundada.

Onde Herold estava na noite do crime do Calcinha?
Ele tem como explicar e rebater a acusação que eventualmente venha a ser feita. Agora eu não tenho como me defender se eu não estou sendo acusado. Eu não tenho bola de cristal, o que sei é pelos jornais, esse mexerico maldoso que tem sido estimulado na imprensa por pessoas que querem prejudicar o David e não se contentam com a soltura dele.

Ex-soldado dos EUA tem prisão decretada por morte em Florianópolis
Após fuga e perseguição, gerente do tráfico da Costeira, em Florianópolis, é preso pela Polícia Militar


MAIS SOBRE

Últimas Notícias