Polícia



Morte na penitenciária

Execução de Teréu na Pasc levou 10 minutos e 30 segundos, mostra vídeo

Os principais articuladores do assassinato foram Ubirajara da Silva Barbosa, o Bira, e Gabriel Souza dos Santos, o Maradona

11/05/2015 - 11h57min

Atualizada em: 11/05/2015 - 11h57min


Eduardo Matos / direto da Alemanha
Enviar E-mail
reprodução / null
Vídeo mostra Teréu (de branco, à esquerda), Maradona (de azul, em pé ao centro) e Bira (de cinza)

A morte do traficante Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na última quinta-feira, levou exatos 10 minutos e 30 segundos. A Rádio Gaúcha teve acesso às imagens internas do local - Teréu foi morto no refeitório da penitenciária.

Câmeras de segurança mostram últimos momentos de Teréu na Pasc
Carlos Etchichury: onde estavam os agentes?

Os dois principais articuladores da execução foram Ubirajara da Silva Barbosa, o Bira, e Gabriel Souza dos Santos, conhecido como Maradona. Nas imagens, é possível ver Maradona andando de um lado para outro do refeitório com o prato de comida na mão, enquanto Bira passa com uma sacola plástica até o fundo do refeitório - onde a câmera não consegue gravar. Bira volta até a porta do refeitório e dá sinal para a execução de Teréu, que recém havia sentado para se alimentar. Três presos imobilizam o traficante pelo pescoço e o jogam no chão. Ali começa o sufocamento.

Corpo do traficante Teréu é sepultado na Zona Leste de Porto Alegre
Teréu pediu para sair do isolamento dois dias antes de morrer
Guerra do tráfico: funk ostenta poder de aliados de Xandi

O criminoso agoniza com o saco plástico na cabeça, enquanto Maradona segue caminhando de um lado para outro. Parte dos presos que estavam no refeitório ficam em frente a uma grade, para impedir a possível visão dos guardas.

Um dos presos chega a se sentar em frente ao corpo de Teréu, tentando passar a impressão de que nada estava ocorrendo. Outros dois apenados saem de perto da execução.

Como traficantes passaram de amigos a rivais em Porto Alegre
Problemas transformaram Pasc em prisão de média segurança

Após cinco minutos de sufocamento, um preso traz mais uma sacola plástica e coloca na cabeça de Teréu. O corpo do traficante é arrastado para próximo da parede e continua sendo sufocado. Maradona, então, traz mais um saco plástico e o coloca na cabeça de Teréu. Outro preso que ajudava na execução deixa o local para lavar as mãos sujas de sangue. A execução termina com um dos presos pisando sobre Teréu.

O vídeo não teve a divulgação autorizada.

*Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias