Notícias



Nepotismo?

Filho de secretário estadual pede demissão após nomeação ser divulgada

Indicação para cargo em comissão foi publicada no Diário Oficial na terça-feira

06/05/2015 - 14h56min

Atualizada em: 06/05/2015 - 14h56min


Juliano Rodrigues
Juliano Rodrigues
Enviar E-mail
Rodrigo Ziebell / Governo do Estado,Divulgação
Secretário não vai se manifestar sobre o caso

O filho do atual secretário da Segurança Pública do Estado foi nomeado na terça-feira para chefiar, como cargo comissionado, o departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. A indicação de Wantuir Francisco Siqueira Jacini, filho único de Wantuir Brasil Jacini, foi publicada no Diário Oficial. Nesta quarta, Wantuir Francisco pediu exoneração.

Leia as últimas notícias de política

Por meio de nota, o governo do Estado informou que havia uma orientação de cancelamento do ato desde 24 de abril em virtude de seu parentesco com o secretário da Segurança Pública. O ato de nomeação, porém, foi tornado sem efeito apenas nesta quarta, dia 6. A nota diz ainda que a publicação da indicação no Diário Oficial foi "equivocada".

Pouco mais de 30 minutos após a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública informou que o Wantuir Francisco solicitou a exoneração do cargo nesta quarta-feira, antes mesmo de tomar posse.

Procurado pela reportagem, o secretário da Segurança Pública informou que não vai se manifestar sobre o caso.

Leia todas as últimas notícias

Segundo especialistas ouvidos por ZH, a nomeação do filho de um secretário de Estado para um cargo em comissão no Executivo pode configurar nepotismo.

- Tudo está a indicar que seria um caso flagrante de nepotismo. Independentemente disso, em uma perspectiva efetivamente republicana, é o tipo de prática que deve ser afastada do serviço público. Aliás, o atual governo parece por vezes configurar-se como uma ação entre amigos. É caso de exame por parte do Ministério Público - afirma o professor titular de direito constitucional da UFRGS e da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Eduardo Carrion.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias