Notícias



Câmeras de segurança

Imagens mostram momentos que antecedem a execução de Teréu

A execução em si - do momento em que Teréu é derrubado no chão até quando não mais respira - demora 10 minutos

11/05/2015 - 11h07min

Atualizada em: 11/05/2015 - 11h07min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Corpo de Teréu foi recolhido da Pasc na tarde de quinta-feira

Imagens captadas por câmeras de segurança mostram os momentos que antecedem a execução do traficante Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, 32 anos, asfixiado com uma sacola plástica por um grupo de presos no refeitório da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na quinta-feira passada.

Os vídeos a que Zero Hora teve acesso somam quase 60 minutos de imagens em que presos de alta periculosidade agem com total liberdade no ambiente sem que nenhum guarda apareça. Eles executam o parceiro, organizam o local, entram, saem, e têm tempo até para trocar por duas vezes os tênis de Teréu, já morto.

Teréu e Xandi: como traficantes passaram de amigos a rivais
Carlos Etchichury: onde estavam os agentes?

O crime ocorreu na quinta-feira passada, no horário do almoço, em uma prisão que deveria ser modelo de segurança. A execução em si - desde o momento em que Teréu é derrubado no chão até que não respira mais - demora 10 minutos. Os presos agem com extrema naturalidade. Caminham com calma, alguns seguem comendo, saem do refeitório, voltam. Há 10 trechos de vídeos - em sequência -, cada um com cerca de cinco minutos.

As imagens foram captadas por uma câmera instalada no local depois de o juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais (VEC), cobrar medidas de segurança, já que outros dois presos haviam sido assassinados no mesmo refeitório.

Teréu é o terceiro preso assassinado no mesmo local dentro da Pasc

As primeiras imagens mostram presos entrando no local e uma fila formada para servir a comida. Teréu está na fila (sinalizado em vermelho na foto abaixo). Aos 32 anos, é um homem forte, que pesa mais de cem quilos. 


Na parte superior da imagem, Teréu está em pé, de branco, servindo o prato. Foto: Reprodução

Condomínio Princesa Isabel é fortaleza para o tráfico em Porto Alegre

Em seguida, Teréu aparece em pé (foto abaixo), de costas para a câmera de vigilância. Ele estava limpando uma colher que havia caído no chão.

 
No lado esquerdo, em pé e de costas, Teréu limpa a colher, que havia caído. Foto: Reprodução

VÍDEO: imagens mostram comemoração dentro de condomínio

Logo depois, Teréu caminha com o prato de comida na mão (em vermelho, na foto abaixo). O coordenador da execução teria sido Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, 36 anos, ex-líder da facção Os Manos. Ele aparece à direita da imagem, de camiseta azul (na foto abaixo, sinalizado em amarelo).


Com prato na mão, Teréu se aproxima de Maradona, comendo em pé, de azul. Foto: Reprodução

Guerra do tráfico: funk ostenta poder de aliados de Xandi

No vídeo, Maradona aparece servindo o prato, mas em nenhum momento senta. Caminha pelo ambiente comendo. E ele está próximo de Teréu quando três presos o atacam pelas costas. Um deles chega a subir em uma das mesas para facilitar a emboscada. Teréu é puxado pelo pescoço para o chão, e começa o sufocamento.

Os três ficam sobre Teréu por cerca de 10 minutos. Nesse período, um quarto preso entra no local e alcança duas sacolas ao trio.

Tráfico motivou pelo menos seis mortes em 14 dias

Durante a ação, alguns presos deixam o refeitório. Outros seguem sentados comendo. Teréu é arrastado. Maradona aparece trazendo mais uma sacola e ele mesmo a coloca na cabeça de Teréu, que já está sem movimentos. Outro preso, que não agiu diretamente no sufocamento, entra no refeitório e fica de pé sobre o corpo. No final das cenas, o corpo já está próximo à entrada do refeitório, onde antes os presos apareciam na fila para servir a refeição. O local está vazio.

Leia as últimas notícias do dia

As imagens terminam sem que apareça nenhum agente penitenciário. A Polícia Civil investiga se havia agentes observando o local. O certo é que, durante toda a ação, ninguém aparece para tentar intervir.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias