Polícia



Sistema prisional

Líderes da facção criminosa Os Manos irão para penitenciárias federais

Márcio Fabiano Carvalho e Marizan de Freitas foram incluídos no Regime Disciplinar Diferenciado

20/05/2015 - 16h17min

Atualizada em: 20/05/2015 - 16h17min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Márcio foi para a Pasc em 2013

A Justiça determinou que dois líderes da facção criminosa Os Manos - a mais antiga em atuação no Estado - sejam incluídos no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre acolheu um pedido do Ministério Público para que Márcio Fabiano Carvalho e Marizan de Freitas fiquem no RDD durante 360 dias em penitenciária federal de segurança máxima.

MP revela detalhes do "estatuto" da facção Os Manos
MP desencadeia terceira etapa de ação para sufocar a facção Os Manos

Desde 2013 na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), Márcio teria comandado uma célula criminosa com objetivo ampliar o domínio territorial da facção, principalmente para assegurar a hegemonia do tráfico de drogas no Vale dos Sinos e exterminar desafetos e grupos rivais. Ele foi condenado a uma pena total de 63 anos e sete meses de reclusão por homicídios, roubos, porte de arma e furto. De acordo com o MP, Márcio gerenciou de dentro da prisão, por meio de ligações telefônicas, a aquisição de um fuzil 5.56 por R$ 31 mil. Ainda é apontado por ordenar e organizar a invasão do Morro Santa Marta, em São Leopoldo, para assumir o controle do tráfico.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia

Marizan, detento da Penitenciária Modulada de Charqueadas, seria o chefe de uma célula criminosa responsável pelo tráfico de drogas e por homicídios no Vale dos Sinos e Vale do Paranhana. Durante investigações, o MP apurou que os detentos negociavam armas, drogas e veículos clonados. Foi descoberto que a facção estabeleceu uma organização criminosa voltada principalmente para o fornecimento de drogas, por atacado, aos demais integrantes em diversos pontos da Região Metropolitana, do Vale dos Sinos e da encosta da Serra. Marizan ainda seria o responsável por adquirir e fornecer drogas em larga escala.

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias