Notícias



Farra dos celulares

Em gravação, preso admite que manda matar e traficar de dentro da Pasc

Escutas mostram como assaltante Ivan Richetti, o Carreta, condenado até 2087, comanda crime por telefone da penitenciária

18/06/2015 - 12h19min

Atualizada em: 18/06/2015 - 12h19min


Reprodução / Agência RBS

O apenado Ivan Richetti, o Carreta, 38 anos, condenado a 83 anos e 10 meses (até 2.087) por assaltos e roubos de carros, usa um celular para comandar crimes de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Mesmo dotado com detector de metais para coibir o ingresso de objetos ilícitos, a cadeia não impõe obstáculos para Richetti ordenar venda de drogas e assassinatos.

Uma investigação da Polícia Civil de Gramado referente ao tráfico de entorpecentes na região das Hortênsias, revela que, entre março e maio, Richetti telefonou milhares de vezes para comparsas nas ruas.

Em uma das interceptações, autorizadas pela Justiça, Richetti admite que assalta, mata e trafica dentro da cadeia. Em outra ligação, manda matar um concorrente vendedor de crack e admite ter ordenado uma execução na noite anterior.

Os grampos também apontam que Richetti estaria disposto a ordenar um atentado contra policiais. Revoltado com uma apreensão de drogas em Gramado, Richetti foi flagrado falando em metralhar com "uns 200 tiros naquela delegacia". Em 2012, ele já sido pego em escutas ordenando crimes, também de dentro da Pasc.

Problemas tiraram da Pasc condição de alta segurança
Nove presos são denunciados por morte de Teréu na Pasc

Procurada por Zero Hora, a Superintendência dos Serviços Penitenciários disse, por meio da assessoria de comunicação, que Richetti foi punido "conforme as sanções administrativas da penitenciária" por uso de celulares em 2012 e 2013. Sobre as novas escutas, se limitou a informar que desconhece o assunto e que o detector de metais está em funcionamento. 

Leia as últimas notícias de polícia
Leia as últimas notícias do dia

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias