Polícia



Boletim de Ocorrência

Renato Dornelles: um duro golpe no crime

25/06/2015 - 21h01min

Atualizada em: 25/06/2015 - 21h01min


Foi um duro golpe no crime na Região Metropolitana. Não tenho dúvidas disso. A Operação realizada por 600 policiais da 1ª Delegacia Regional Metropolitana (que engloba delegacias de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão), a partir de uma investigação de 11 meses de duração, estrangulou a gangue dos Ladeiras, responsável por crimes de homicídio, sequestros, corrupção de menores, apropriação de casas e principalmente, tráfico de drogas, auferindo com isso uma alta lucratividade.

Renato Dornelles: Os Bicudos 20 anos depois

Mas é importante que o trabalho da polícia não pare por aqui nesse caso específico. Foram cumpridos 60 dos 107 mandados judiciais de prisão mas, ainda que os principais líderes já não estejam nas ruas, qualquer semente deixada pode fazer brotar novas ervas daninhas. Basta levar em conta que essa própria quadrilha já existe há 15 anos e nesse período deve ter perdido muitos membros assassinados ou presos, e nem por isso deixou de crescer.

Renato Dornelles: Foguetórios estão na moda

Outro risco é o de, com o enfraquecimento dos Ladeiras, um grupo rival tiomar a área e manter os "negócios" ativos. Aliás, é importante observar que, segundo as investigações, Os Ladeiras são uma espécio de filial ou franquia da facção Os Manos, e sua rival, da Bala na Cara. Esses dois grupos disputam a hegemonia do crime na Região Metropolitana e no Vale do Sinos.

Leia as últimas notícias de polícia

Mas volto a destacar a importância e os méritos da Operação Ladeira. Começou durante a madrugada. Mas precisamente, às 3h30min de quinta-feira. E até o chefe de polícia, delegado Guilherme Wondracek, que na semana passada admitiu evitar de sair à noite, devido ao elevado risco de assaltos, acompanhou. Claro que, com a presença de 600 policiais, tudo fica mais tranquilo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias