Porto Alegre



Porto Alegre

Após polêmica do "Batman", BM garante segurança da Serenata Iluminada neste sábado

Reunião entre organização e poder público ainda prevê banheiros, lixeiras, food trucks e apresentações culturais em frente ao Cais Mauá

03/07/2015 - 15h56min

Atualizada em: 03/07/2015 - 15h56min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Evento acontece a partir das 18h deste sábado em frente ao pórtico do Cais Mauá

Após uma edição, em junho, marcada por divergência entre Brigada Militar e organizadores, a Serenata Iluminada prevista para este sábado, em frente ao Cais Mauá, deve contar com reforço na segurança. Quem garante a presença dos policiais é o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Francisco Vieira - o autor da polêmica frase "Chamem o Batman" em um grupo de WhatsApp, após pedido de segurança no Parque da Redenção, onde acontecia o evento.

- Fizemos uma organização com base no local, no horário, com o público e o histórico do evento. Como o local não tem periculosidade, é em horário adequado, com a presença de amigos e famílias, e a Serenata não tem nenhum histórico de ocorrências, vamos oferecer uma guarnição (composta por uma viatura e quatro policiais) fixa no local, mas as outras estarão de prontidão para qualquer necessidade - afirma o comandante.

Declarações de comandante geram constrangimento na Brigada Militar

Vieira reforça que, mesmo com o pedido de reforço policial enviado por jornalistas pelo WhatsApp na edição de julho, não há registro de nenhuma ocorrência de furto, roubo ou outra violência pelo 190. A exceção são reclamações por perturbação de sossego. Vieira explica, ainda, que o planejamento só foi possível porque o 9º BPM foi avisado e todos os órgãos competentes da prefeitura deram suas autorizações.

Os organizadores enviaram um ofício à BM duas semanas antes da Serenata - da mesma maneira que garantem ter feito na edição anterior, mas não obtiveram retorno. O tenente-coronel diz que não duvida do envio do e-mail, mas garante que não chegou às suas mãos.

Pequenos eventos tentam reaproximar as pessoas das ruas

- Se foi falha da organização do evento, da BM geral ou da internet, eu não sei. Não vou atrás disso porque é passado. De qualquer forma, não importa. A Brigada estava lá. Tinha uma viatura no entorno da Redenção. Se não tinha dentro do parque, é porque é responsabilidade da Guarda Municipal, que também não foi contatada.

A estimativa da BM é de que cerca de 3 mil pessoas participem do evento _ enquanto a organização prevê 5 mil. Mas o comandante admite que o público pode ser potencializado pela polêmica da edição anterior, mas que o planejamento policial prevê reforço caso necessário.

Maurício Tonetto: Batman, Bozo ou a Brigada Militar?

No Facebook, um evento intitulado de Chamando o Batman reúne mais confirmações, são 8,1 mil até a tarde desta sexta-feira, do que o oficial da Serenata Iluminada, com 5,6 mil. No entanto, Alexandre Lucas, responsável pela divulgação do evento, garante que ambos não estão conectados e a Serenata não prevê nenhuma alusão ao Batman.

- Somos a favor da ocupação dos lugares públicos, entre eles o Cais Mauá, com segurança. Acreditamos que o comandante tenha se equivocado (ao mandar chamar o Batman), mas o que importa é que agora estamos em sintonia, o que é melhor para todo o mundo - destaca Lucas.

"A que triste ponto chegamos", diz Maria do Rosário sobre caso do Batman

A prefeitura promete liberar os banheiros químicos da Praça da Alfândega e oferecer lixeiras, além de a EPTC ajudar a controlar e bloquear o trânsito no entorno.

O evento está marcado para começar às 18h de sábado, na Avenida Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos, na frente do pórtico do Cais Mauá. Vale lembrar que o acesso ao Cais está bloqueado, para as obras de revitalização. Deve contar com participação de food trucks e apresentação de, pelo menos, 12 bandas. Se chover, a Serenata deve ser transferida. No entanto, a previsão é de que o sol predomine neste sábado na Capital.

Após Serenata Iluminada, DMLU recolhe três toneladas de lixo da Redenção
 

Vai na Serenata? Ajude a manter a organização e limpeza

A Brigada Militar e os organizadores da Serenata Iluminada fazem um pedido: vai haver estrutura para o evento, mas é preciso que os participantes colaborem. Levar sacola de lixo, depositar as sujeiras nas lixeiras que estarão espalhadas na área do evento, fazer as necessidades fisiológicas nos banheiros químicos ou nos fixos da Praça da Alfândega, cuidar dos bens públicos e da natureza são os pedidos feitos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias