Notícias



Cena que se repete

Morte de homem é o segundo caso de linchamento do ano em Viamão

Em março, outra pessoa foi espancada até a morte após tentativa de assalto no bairro Santa Isabel

27/07/2015 - 10h58min

Atualizada em: 27/07/2015 - 10h58min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Débora Ely / Agência RBS
Linchamento ocorreu na Praça Júlio de Castilhos, no Centro

O espancamento seguido de morte de um homem após tentativa de assalto na noite de domingo, em Viamão, não foi o primeiro caso de linchamento do ano na cidade: o episódio repetiu uma situação semelhante ocorrida há quatro meses.

Na noite de 23 de março, um homem foi agredido por cinco pessoas depois de abordar uma mulher na Avenida Liberdade, no bairro Santa Isabel, e tentar levar o carro da vítima. Agressores chegaram a solicitar atendimento médico, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

Homem é linchado após tentativa de assalto a bar no Maranhão
Adolescente se fingiu de morto para sobreviver a linchamento, diz polícia

- As pessoas ficam indignadas com situações que presenciam, talvez pelo uso de violência. Inicialmente, uma ou duas começam a agredir, e outras, no calor do momento, passam a agredir também. Quando se dão conta, acabaram matando uma pessoa, se colocando no lugar do criminoso. De cidadão, acabam passando a serem investigadas e a responder a um processo criminal - afirma o delegado Carlos Wendt, da Delegacia de Homicídios, ressaltando que não há vinculação entre os casos.

Duas pessoas foram indiciadas pelo linchamento ocorrido em março por lesão corporal seguida de morte.

Linchamentos põem a nu fragilidades da democracia

No caso mais recente, cerca de 15 pessoas teriam dado socos e chutes em Valdir Gabriele, 40 anos, que morreu no local - ele teria tentado assaltar um casal na Praça Júlio de Castilhos, no Centro. A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança da região para identificar suspeitos. Segundo o delegado, cada um dos envolvidos deverá ser responsabilizado individualmente, conforme sua participação no crime.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia
Ladrão de gás é castigado com tiros na mãos em Porto Alegre

Valdir tinha passagens pela polícia, mas Wendt não detalhou quais tipos de crime ele havia cometido. O corpo não apresentava perfurações por arma de fogo. Nenhum suspeito de participação no linchamento havia sido identificado até a publicação desta reportagem.

Últimas Notícias