Notícias



Segurança

Liminar permite que bancos fechem se não houver policiamento nesta segunda

Decisão da Justiça do Trabalho vale para todo o Rio Grande do Sul

02/08/2015 - 15h45min

Atualizada em: 02/08/2015 - 15h45min


Cláudio Silva / Agencia RBS

Uma liminar, deferida neste domingo pela Justiça do Trabalho, permite que os bancos não abram nesta segunda-feira caso não haja policiamento nas ruas em função da paralisação dos servidores da segurança pública. A decisão vale para todo o Estado e foi concedida após ação judicial proposta pelo SindBancários e pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fratrafi-RS). As informações são da Rádio Gaúcha.

Como a paralisação deve afetar serviços no Rio Grande do Sul

Segundo as entidades, há uma preocupação com a segurança dos servidores e clientes devido à promessa de sindicatos de que não haverá policiais nas ruas, em protesto contra o parcelamento de salários. A orientação é que os funcionários compareçam aos bancos para que sejam avaliadas as condições de trabalho e para verificar se há a necessidade de dispensar os trabalhadores.

PMs fazem operação-padrão e restringem policiamento ostensivo
PMs se negam a sair com viaturas irregulares em Pelotas e Livramento

- Nossa preocupação é com a segurança dos colegas e dos clientes. A decisão judicial reconhece o risco de abrir uma agência bancária sem polícia na rua. O Judiciáirio teve sensibilidade para reconhecer que há muitos riscos envolvidos. Esperamos que os bancos tenham a mesma sensibilidade e dispensem os trabalhadores nesta segunda-feira - afirmou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

A entidade informou que alguns diretores estarão circulando pelas ruas de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã para avaliar a situação.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

De acordo com o levantamento do SindBancários, desde o início do ano até o dia 31 de julho, foram 124 ataques a agências bancárias da Capital, o que significa 11 ocorrências a mais do que o mesmo período do ano passado.

- Toda semana há casos de ataques a bancos com todo o tipo de violência, como uso de explosivos, em todo o Estado. E isso que temos garantia de policiamento ostensivo. Nossa preocupação é que não haja policiamento e os bancários fiquem ainda mais vulneráveis - acrescentou Gimenis.

Operação-padrão

A paralisação dos servidores da segurança anunciada para a segunda-feira já tem adesões neste domingo, limitando o trabalho em batalhões de todo o Estado. Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar, sargento Leonel Lucas, a orientação repassada é de que nenhum brigadiano vá para a rua se a viatura não estiver regular, tanto na parte mecânica quando de licenciamento do veículo.

* Zero Hora e Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias