Polícia



Violência

"Meu filho nunca reagiria a um assalto", diz pai de jovem morto em ônibus na Zona Leste de Porto Alegre

Família acredita que Jonas Schmitt de Labernarde, 21 anos, que era deficiente auditivo, não percebeu que acontecia um assalto. Há cerca de dois meses, ele perdeu um tio em outro latrocínio

18/08/2015 - 12h10min

Atualizada em: 18/08/2015 - 12h10min


Uma mensagem para o celular do irmão alertou a família do estudante Jonas Schmitt de Labernarde, 21 anos, sobre o seu assassinato durante um assalto a ônibus quando ele seguia do curso de informática, em Porto Alegre, para a casa, na Vila Esmeralda, em Viamão, por volta das 22h de segunda.

O pai, Jairo Antônio de Labernarde, 41 anos, não consegue esquecer a imagem que ainda viu ao deparar com o ônibus da linha Fiúza parado em frente ao batalhão da Brigada Militar de Viamão:

- Meu filho ainda estava ali dentro, caído de bruços. Uma maldade que eu não sei explicar. Não consigo entender como fizeram isso a um rapaz estudioso e trabalhador como ele. Onde nós vamos parar? - desabafa o pedreiro.

Leia mais notícias sobre latrocínios

Os familiares acreditam que Jonas não tenha reagido aos quatro homens armados que faziam a limpa nos passageiros quando o coletivo passava pelo Bairro Agronomia. Desde criança, Jonas tinha apenas 40% de audição e usava um aparelho auditivo.

- O aparelho nem estava funcionando direito, ele não conseguia ouvir. Acho que se assustou quando algum assaltante tentou puxar o notebook dele. E eu tenho certeza de que ele jamais reagiria a um assalto - diz o pai.



Há dois meses e meio, Jonas havia perdido o tio, o PM da reserva Jair Batista de Labernarde, 57 anos, justamente em um assalto a um mercado em Gravataí. Na época, ele lamentou o fato do tio ter reagido aos assaltantes.

Na noite de segunda, Jonas retornava do curso técnico em informática depois de um dia inteiro de trabalho. O objetivo do rapaz era voltar à faculdade de Administração e tentar um concurso público.

Conforme a Brigada Militar, quatro homens armados embarcaram no ônibus no Bairro Partenon e, depois do crime, mandaram que o motorista parasse na esquina da Avenida Bento Gonçalves com a Rua Dolores Duran, no Bairro Agronomia, e desembarcaram. Fugiram em um Uno. O crime deverá ser investigado pela 15ª DP de Porto Alegre.

Leia mais notícias do dia

Tadeu Vilani / Agencia RBS
O pedreiro Jairo de Labernarde perdeu o irmão e o filho no intervalo de dois meses

MAIS SOBRE

Últimas Notícias