Notícias



Três Passos

MP recorre de decisão em relação a um dos réus do caso Bernardo

Promotor quer que seja mantida a qualificadora por motivo torpe para Evandro Wirganovicz

19/08/2015 - 11h48min

Atualizada em: 19/08/2015 - 11h48min


Ricardo Duarte / Agencia RBS
Na última audiência que conduziu do caso, Agostini interrogou os quatro réus

 

O Ministério Público recorreu nesta quarta-feira da decisão que afastou a qualificadora do motivo torpe referente ao réu Evandro Wirganovicz, um dos denunciados pelo assassinato do menino Bernardo Uglione Boldrini.

Para o promotor Bruno Bonamente, que assina o recurso, houve um equívoco ao ser afastada a qualificadora de motivo torpe, uma vez que há versão nos autos de que a motivação dos crimes teria sido a paga e a promessa de recompensa, expressa em dinheiro.

Corpo da mãe de Bernardo é exumado em Santa Maria

- O pronunciado Evandro Wirganovicz, embora não se tenha apurado que efetivamente recebeu dinheiro para auxiliar na prática do crime, era sabedor da situação econômica de sua irmã Edelvânia, e, diante do seu relacionamento bastante próximo, aliou-se a ela, auxiliando-a, a fim de que ela obtivesse vantagem econômica - destacou o promotor.

Conforme denunciado pelo MP, Evandro Wirganovicz foi o responsável por cavar o buraco onde o corpo de Bernardo Boldrini foi enterrado, após ele ter sido morto pela madrasta, Graciele Ugulini, e a sua amiga Edelvânia Wirganovicz, irmã de Evandro.

Falhas na rede de proteção que não salvou Bernardo

Segundo o MP, Leandro Boldrini, com amplo domínio do fato, interessado no desfecho da ação, concorreu para a prática do crime contra seu próprio filho, como mentor e incentivador da atuação de Graciele.

No último dia 13 de agosto, o Juiz titular do processo, Marcos Luís Agostini, proferiu sentença de pronúncia decidindo que os quatro réus, Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz devem ir a júri popular. Eles responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica (neste caso só o pai da vítima)


Indícios das participações

Graciele e Edelvânia

- Imagens das câmaras de vigilância mostram as acusadas com a vítima antes do desaparecimento, quando ingressam os três no veículo de Edelvânia, pouco antes das 14 horas, retornando próximo das 15 horas somente as duas acusadas. 

Veja o que cada réu do Caso Bernardo falou durante audiência

- Edelvânia também entregou dinheiro à construtora como pagamento da prestação de um apartamento após o fato. 

- Em conversas interceptadas entre as acusadas após o fato, elas combinam as declarações que prestariam à polícia.

Evandro diz que não abriu a cova: "Eu estava pescando"

- A compra realizada pelas acusadas, dois dias antes do fato, de cavadeira, pá e soda cáustica, que teriam sido utilizadas, respectivamente, para abrir a cova e tentar dissolver o corpo do menino.

- A aquisição pelas acusadas do medicamento Midazolam em farmácia de Frederico Westphalen.

Boldrini nega envolvimento na morte de Bernardo e acusa madrasta

- A identificação, através de perícia, do medicamento Midazolam no rim, estômago e fígado da vítima. 

Leandro

- Vídeos extraídos do telefone celular de Leandro apontam para o fato de que ele e a madrasta humilhavam o menino, praticando violência psicológica.

Veja como foi o interrogatório dos réus do Caso Bernardo

- O receituário de Midazolam emitido pelo médico em 2 de abril de 2014 foi usado na compra do medicamento por Edelvânia, na mesma data.

- Em diálogo mantido entre familiares de Graciele, interceptado com autorização judicial, eles afirmam que Leandro tem ligação com o homicídio. 

Ex-secretária de Boldrini fez obra de R$ 80 mil após morte da mãe de Bernardo

Evandro


- Duas testemunhas afirmaram, na fase policial e em juízo, que visualizaram, em 2 de abril de 2014, por volta das 19h30min, o veículo de Evandro próximo ao local onde o corpo da vítima foi encontrado.

- As mencionadas testemunhas declararam, ainda, que o local onde o corpo da vítima foi localizado apresenta solo que dificulta a escavação, por ter mata e muitas raízes, exigindo força para cavar.

Leia as últimas notícias

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias