Notícias



Salários parcelados

PMs fazem operação-padrão e restringem policiamento ostensivo

Brigadianos se recusam a sair às ruas com viaturas em condições irregular e sem fardamento adequado neste domingo

02/08/2015 - 11h40min

Atualizada em: 02/08/2015 - 11h40min


Tiago Boff
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Servidores públicos do Estado anunciam grande paralisação na segunda-feira

A paralisação dos servidores da segurança anunciada para a segunda-feira, após o parcelamento dos salários, já tem adesões neste domingo, limitando o trabalho em batalhões de todo o Estado. Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar, sargento Leonel Lucas, a orientação repassada é de que nenhum brigadiano vá para a rua se a viatura não estiver regular, tanto na parte mecânica quando de licenciamento do veículo. As informações são da Rádio Gaúcha.

- Queremos fazer cumprir a lei. Segurança em primeiro lugar. Orientamos que não se peçam mais que a comunidade arrume as viaturas com algum dano - afirmou nesta manhã.

PMs se negam a sair com viaturas irregulares em Pelotas e Livramento

O sargento ressaltou que a operação-padrão não se limita às motos e aos automóveis, mas também aos uniformes dos policiais e até ao armamento.

- Quem tem fardamento particular, deve dizer ao seu comandante que não tem como trabalhar. É comum hoje o brigadiano comprar coturno com dinheiro próprio e trabalhar com colete vencido. Munição vencida também não pode ser utilizada - afirma Leonel Lucas.

Em protesto, faixas e boneco da BM são colocados na BR-287 em Santiago

O presidente da associação disse que ninguém deixou de comparecer ao trabalho neste domingo, mas que, no caso dos coturnos, deve ir trabalhar de tênis, ficando assim limitado ao expediente interno.

Em Porto Alegre, o 19º e o 20º Batalhões de Polícia não têm nenhuma viatura em circulação. O 11º e o 21º BPM têm apenas um carro na rua, em cada unidade.

O fiscal de serviço externo do 20º BPM sargento José Philipp Guerreiro da Silva afirma que os policiais não têm intenção de deixar a população desassistida, mas que isso depende dos recursos.

- Não se nega nenhuma ocorrência, mas atendemos dentro do que a ferramenta do Estado proporciona. À tarde, policiais farão ronda a pé na área. E, quando necessário, vamos deslocar carros de outros batalhões.

Situações semelhantes ocorrem em outros municípios do Estado. Em Pelotas, na zona sul, e em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, desde a noite de sábado os brigadianos fazem operação-padrão.

- A Constituição diz que a gente não tem direito de fazer greve, então a gente faz tudo dentro da legalidade, e não sair com viatura irregular faz parte disso - afirmou o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pelotas, Neimar Lima.

Em Santana do Livramento, todas as viaturas da cidade têm algum problema, segundo a Associação dos Cabos e Soldados regional. Os agentes fazem o policiamento apenas a pé.

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias