Notícias



Charqueadas

VÍDEO: cerca de 300 pessoas cercam delegacia e hostilizam suspeitos de assassinato

Oito homens foram presos nesta terça-feira por suposto envolvimento na morte de adolescente por espancamento

04/08/2015 - 21h33min

Atualizada em: 04/08/2015 - 21h33min


Leia todas as notícias do dia

Divulgação / Brigada Militar
Sete dos suspeitos foram presos nas suas casas pela manhã e o oitavo se apresentou na DP à tarde

A prisão de oito dos 14 suspeitos de matar o estudante Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, gerou protesto nesta terça-feira, em Charqueadas. Desde a prisão de sete deles pela manhã, em suas casas, cerca de 300 pessoas cercaram a Delegacia de Polícia do município. O oitavo suspeito se apresentou à tarde, junto de um advogado, na Polícia Civil.

De acordo com a Brigada Militar, o grupo de moradores aplaudiu quando os oito homens, todos adultos, deixaram a DP, por volta das 20h, e gritou palavras de ordem, como "assassinos". Todos os suspeitos, cujos nomes ZH não teve acesso, teriam sido levados para o Presídio Central de Porto Alegre.

Veja imagens do protesto divulgadas pela BM:

O delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Machado dos Reis, não está se manifestando sobre o caso. Ainda conforme a BM, os outros seis suspeitos de participar do assassinato, ocorrido no último domingo, são adolescentes e aguardam decisão da Justiça.

Grupo que matou jovem em Charqueadas atacava quem era de fora da cidade
Imagens de câmera de segurança mostram agressões que resultaram na morte de jovem em Charqueadas

Ronei morreu atingido por chutes, socos, garrafadas e golpeado com os cacos de vidro. Motivos fúteis como "pegar" quem vinha de outros municípios para festas em Charqueadas eram o combustível das ações do "bonde", que atuava há mais de um ano na cidade. Até então, as agressões não haviam resultado em morte, segundo o Ministério Público.

Na manhã desta terça-feira, o promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior revelou que Ronei teria sofrido as agressões que o levaram à morte na madrugada de domingo, em Charqueadas, só porque estava acompanhado de um amigo da vizinha São Jerônimo. De acordo, ainda, com a investigação, os envolvidos comemoraram as agressões pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

Veja imagens que mostram o momento que Ronei foi morto:

Como foi o crime

Conforme o MP, Ronei estava em uma festa no sábado à noite no Clube Tiradentes para arrecadação de fundos para sua formatura na Escola Técnica Cenecista Carolino Euzebio Nunes. Segundo testemunhas, ainda durante a festa, um amigo dele havia sido ameaçado de morte pelos integrantes do bonde. Ronei ofereceu carona para o amigo e a namorada dele e combinou com o pai de buscá-los de carro. No entanto, quando saíram do local, os três foram abordados pelos integrantes do bonde.

Como combinado, o pai de Ronei, o empresário Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro, foi buscá-lo. Ao chegar ao local, por volta das 5h, o pai desceu do carro e então viu o filho e o casal caminhando depressa para entrar no automóvel. O pai foi agredido com uma garrafada e um chute, mas conseguiu entrar no carro e levou o filho até o Hospital de Charqueadas. O adolescente chegou a ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, mas, com traumatismo craniano, não sobreviveu.

Os familiares dos integrantes do "bonde" demonstraram surpresa com a violência cometida, conforme relatos. O "bonde" é conhecido em Charqueadas: a população sabe onde mora cada um de seus integrantes. Por isso, começou na cidade um burburinho de que seria feita justiça com as próprias mãos pela comunidade. Segundo o promotor, a medida de internação dos jovens é buscada pelo MP até para garantir a segurança deles.

- O MP não vai descansar enquanto não for definida a internação máxima, de três anos - reforçou o promotor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias