Polícia



Crise na segurança

"O cidadão não pode fazer o papel da polícia", diz representante da OAB sobre presa levada no porta-malas

Secretário geral da OAB-RS, Ricardo Breier, diz que transporte de presa pela vítima, depois de assalto na Capital, colocou todos em risco. Entidade defende investigação

16/09/2015 - 18h02min

Atualizada em: 16/09/2015 - 18h02min


Divulgação / Arquivo Pessoal
Suspeita foi levada no carro de uma das vítimas

O caso de uma suspeita de assalto que precisou ser transportada no porta-malas do carro de uma das vítimas, na Zona Norte de Porto Alegre, pela ausência de viaturas da Brigada Militar, foi considerado pela OAB/RS simbólico para refletir o atual momento da segurança no Estado.

- Reflete a ausência de uma política forte na área da segurança. Uma crise estrutural generalizada nas nossas polícias - aponta o secretário geral da entidade, Ricardo Breier.

Leia mais notícias sobre assaltos

Segundo ele, o conselho de um PM para que um mecânico de 31 anos transportasse a suspeita em seu carro jamais poderia ter sido dado.

- O cidadão não pode fazer o papel da polícia. A Constituição prevê que qualquer cidadão pode prender um suspeito, mas o transporte é arriscado muitas vezes até para policiais que são treinados para isso. Foi uma sorte não ter acontecido nada a essas pessoas e à presa, que foi levada em um porta-malas - critica o integrante da comissão nacional dos direitos humanos da OAB.

Jovem morre após assalto a ônibus no limite entre Porto Alegre e Viamão

O comando do 20º BPM, depois de admitir que faltavam viaturas para atender à ocorrência da manhã de terça, prometeu averiguar a situação. Da mesma forma, o diretor do Departamento Regional de Porto Alegre, da Polícia Civil, delegado Cléber Ferreira, pretende apurar a conduta do plantonista da 14ª DP.

O agente não teria registrado a prisão em flagrante da assaltante levada até lá por populares, e os teria aconselhado a seguir com o transporte até a 3ª DPPA. A paranaense Lídia de Oliveira Dias da Silva, 44 anos, acabou autuada em flagrante pelo assalto ao ônibus da linha Educandário na manhã de terça.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias