Polícia



Com tornozeleira eletrônica

Justiça manda soltar "prefeita ostentação" no Maranhão

Lidiane Leite da Silva, 25 anos, foi afastada do cargo de líder do executivo no município de Bom Jardim por suspeita de desviar R$ 15 milhões

09/10/2015 - 16h43min

Atualizada em: 09/10/2015 - 16h43min


Instagram / Reprodução

Doze dias, esse é o tempo que deve durar a prisão de Lidiane Leite da Silva, 25 anos, ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão. Ela está detida em um quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís desde o dia 28 de setembro, mas teve a prisão preventiva revogada na tarde desta sexta-feira por decisão da Justiça Federal do Maranhão.

De acordo com o portal G1, a decisão do juiz José Magno Linhares Moraes estabelece que a "prefeita ostentação" não pode sair de São Luís, onde decidiu fixar residência, mediante autorização judicial, seja monitorada por tornozeleira eletrônica e compareça mensalmente a juízo para informar e justificar suas atividades.

O argumento da defesa de Lidiane é que ela já não exerce mais a função de prefeita da cidade e, sendo assim, não teria como interferir ou impedir a coleta de possíveis provas. Além disso, alegam que em nenhum momento ela coagiu testemunhas ou dificultou o trabalho investigativo da PF e do Ministério Público.

"Entendo que, na atual situação, desnecessária a manutenção da segregação cautelar que recai contra a requerente", diz o juiz federal José Magno Moraes no documento.

Ainda não há como precisar quando a ex-prefeita será solta. No entanto, um de seus advogados está realizando os trâmites legais para que a liberdade de Lidiane se concretize o quanto antes.

Entenda o caso

Lidiane Leite (PP) é ex-prefeita de Bom Jardim, no interior do Maranhão, e passou a ser investigada pela Polícia Federal na Operação Éden - que apura denúncias de desvios de verbas da educação no município.

A apuração teve início a partir de denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e do Ministério Público Federal (MPF). Na Operação, foram presos os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e o de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, ex-namorado de Lidiane.

Ela já havia sido obrigada a se retirar do posto três vezes. A primeira foi em abril de 2014, quando ela precisou ficar 30 dias afastada devido a improbidade administrativa. No entanto, ela retornou ao cargo 72 horas depois, com uma liminar da Justiça. A segunda vez foi em dezembro do ano passado, com a suspensão da liminar que ela havia conseguido oito meses antes. E a terceira em maio deste ano, quando retornou em 72 horas.

Luxo nas redes sociais


Foto: Reprodução

Lidiane se tornou prefeita em 2012, aos 22 anos. Ela virou candidata depois que o namorado dela à época, Beto Rocha, teve a candidatura impugnada ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Lidiane assumiu o lugar dele na disputa e foi eleita com 9.575 votos, o equivalente a 50,28%.

Já no cargo, ela passou a ostentar o luxo nas redes sociais, com frases como: "Eu compro o que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados".

E ainda, em outro post: "Devia era comprar um carro mais luxuoso 'pq' graças a Deus o dinheiro 'ta' sobrando".

Leia outras notícias de polícia
Curta a página do jornal no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias