Porto Alegre



Violência

Polícia confirma relação entre morte e queima de ônibus em Porto Alegre

Veículo foi incendiado na Zona Norte após ação da BM terminar com um morto e outro preso

09/10/2015 - 18h10min

Atualizada em: 09/10/2015 - 18h10min


Marcelo Passos / Arquivo Pessoal

A Polícia Civil diz já ter indícios da relação entre a queima de um ônibus na zona norte da Capital e a prisão de um homem e morte de outro em operação da Brigada Militar na noite desta quinta-feira. O titular da 14ª delegacia de Porto Alegre, Cléber Lima, não revela detalhes para não prejudicar as investigações, mas garante que um dos depoimentos colhidos confirmam as suspeitas de ligação entre os crimes. As informações são da Rádio Gaúcha.

Segundo o delegado, dois casais que estavam em uma parada de ônibus na Avenida dos Prazeres se passaram por passageiros. Quando o veículo parou, mais oito homens se juntaram a eles e realizaram o assalto. Eles renderam o motorista, mandaram os passageiros descerem do veículo e atearam fogo.

A violência no RS é similar à de outros Estados?

Não há imagens de câmeras de seguranças na região que possam ter gravado o momento do crime. A polícia ainda não aponta suspeitos. A Brigada Militar fez uma operação na Vila Jardim nesta manhã para garantir a circulação de ônibus. Uma viatura vai seguir reforçando a segurança no local por tempo indeterminado.

Polícia identifica dois suspeitos da morte de menino na zona sul da Capital 

As primeiras viagens da linha de ônibus 429 - Protásio-Iguatemi não foram realizadas na manhã desta sexta-feira. Durante a tarde, a linha seguiu com desvios, não passando pela Avenida dos Prazeres. Conforme a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), o desvio da rota é por tempo indeterminado.

Em menos de 40 dias, quatro ônibus e uma lotação foram queimados na Capital. No dia 25 de setembro, próximo ao Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, um ônibus foi incendiado, deixando pessoas feridas. No dia 3 do mesmo mês, dois ônibus e uma lotação foram queimados na região do Morro Santa Tereza.

Polícia identifica dois suspeitos da morte de menino na zona sul da Capital

ATP divulga nota cobrando ações de autoridades

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) divulgou nota na noite desta quinta-feira. Por meio dela, cobra das autoridades esforços para combater a onda de violência contra ônibus em Porto Alegre:

"A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) manifesta a sua preocupação com os acontecimentos envolvendo veículos de transporte coletivo nos últimos meses, e entende a necessidade de uma ação conjunta entre os poderes constituídos e demais envolvidos. A entidade acredita que deve haver um esforço de atuação e estratégia entre todas as partes - Poderes Municipal e Estadual, Secretaria de Segurança, Brigada Militar, EPTC e empresas de ônibus - para que se encontre uma efetiva forma de identificar e punir os responsáveis pelos episódios que prejudicaram um contingente de usuários de ônibus, assim como evitar que os atos de violência voltem a ocorrer.

Além dos significativos danos ao patrimônio, os incidentes envolvendo os ônibus representam prejuízo direto às pessoas, com a fragilização na prestação de um serviço público que deixa de atender a população. Há, ainda, o dano imensurável da sensação de medo que atinge os nossos rodoviários, principalmente, em tão curto espaço de tempo entre os episódios de crime e violência. A ATP clama por ações que possam pôr fim aos ataques, antes que eles virem uma rotina no transporte coletivo de Porto Alegre".

Leia as últimas notícias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias