Notícias



Entre-Ijuís

Vereador agride funcionário público com relho no noroeste do Estado

Desentendimento teria começado pelas redes sociais, após publicação de foto com irregularidade de trânsito

08/10/2015 - 20h35min

Atualizada em: 08/10/2015 - 20h35min


Arquivo pessoal / null
Relho (à esquerda na imagem) foi apreendido pela Polícia Civil. Na foto ao lado, servidor mostra marcas da agressão

Um funcionário municipal foi agredido com relho por um vereador em Entre-Ijuís, cidade de 9 mil habitantes do noroeste gaúcho. O caso ocorreu na tarde da última terça-feira e foi registrado na Polícia Civil - e pelas duas partes envolvidas. O presidente do Conselho Municipal de Trânsito da cidade, Nahin Santos, alega agressão, enquanto o vereador César Eduardo Brissow (DEM) fez registro por difamação.
 
O desentendimento teria iniciado pelas redes sociais. A postagem que serviu de estopim foi uma foto publicada ao meio-dia de terça-feira, em que Santos critica o fato de um carro ter ocupado a vaga de deficiente em frente à Câmara de Vereadores. Cerca de três horas depois, enquanto conversava com moradores no centro da cidade, o funcionário público afirma ter sido surpreendido por Brissow:
 
- Vi que um carro passou rápido pela rua, mas nem dei muita bola. Pouco depois, apareceu alguém com um relho na mão e começou a me agredir. Eu só me defendi. Não apanhei, mas não podia revidar, porque sou um servidor público, então só levantei os braços e pedi para parar - conta Santos, que fez exame de corpo delito e fez fotos para registrar as marcas dos golpes nos braços e nas costas.


 
O funcionário afirma que recebeu a foto (reproduzida com o post acima) pelo WhatsApp já com a tarja sobre a placa e que, por isso, sequer sabia de quem era o veículo. Mas resolveu compartilhar na intenção de conscientizar a população para respeitar a sinalização de trânsito.
 
Brissow admite ter agredido o funcionário, mas alega que ele, sua família e os outros parlamentares vinham sendo "perseguidos" pelo servidor. Disse, ainda, que foi chamado de "vagabundo" quando foi questionar Santos sobre o porquê das postagens no Facebook.
 
- Sei que foi errado tomar a atitude que tomei, mas tenho recebido muitas ligações de pessoas dizendo que estão de alma lavada. Todo mundo queria fazer isso e não tinha coragem. Esse cidadão incomodou muita gente já - disse o vereador.

Leia as últimas notícias do dia
 
Identificado apenas como consultor e amigo de Brissow, um ex-prefeito quis falar com ZH em nome do vereador. Disse que ele "não tem índole de atacar as pessoas", mas que houve uma "exaustão".
 
- Ocorreu em função do momento. Queria (mostrar uma atitude) exemplar, estava com o relho no auto, porque lida com animais no Interior. Foi espontâneo, nada premeditado - disse o amigo, sem divulgar o nome.
 
Fora o boletim de ocorrência por difamação, feito no mesmo dia, Brissow diz que não vai tomar nenhuma atitude além de se defender e manter seu mandato na Câmara. Já Santos diz que vai entrar com pedido de abertura de um processo de cassação contra Brissow na sexta-feira e que está colhendo assinaturas em um abaixo-assinado para reforçar o pedido.

A Polícia Civil investiga o caso e apreendeu o relho. ZH não conseguiu contato com os investigadores nesta quinta-feira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias