Pelas Ruas



Porto Alegre

Com fechamento de supermercado, moradores do Rio Branco relatam que sensação de insegurança no bairro aumentou

Nacional encerrou atividades de cinco lojas na Capital no final de dezembro

28/01/2016 - 07h02min

Atualizada em: 28/01/2016 - 07h02min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Neste sábado, completa um mês que cinco supermercados Nacional fecharam as portas em Porto Alegre. O encerramento das atividades da loja da Avenida Protásio Alves mudou a rotina de alguns moradores do bairro Rio Branco.

O maior impacto é para os idosos, que têm dificuldade de ir até os supermercados mais próximos, na Avenida Ipiranga ou na Rua Cabral. A dona de casa Zelaine da Fontoura, 67 anos, destaca que, em função da limitação para se locomover, agora tem que gastar dinheiro com táxi para fazer compras - antes, precisava apenas atravessar a rua.

- Está muito complicado. Moro há dez anos aqui e acho que o bairro está regredindo - comenta, lembrando que outras lojas nas imediações também estão fechando as portas.

Porto Alegre dos fios caídos e emaranhados
Área retomada da associação Proa está abandonada e sem uso há 10 meses na zona sul de Porto Alegre

Gianine Imbert, 38 anos, diz que o movimento caiu em sua banca de revistas, que fica do lado do prédio que abrigava o Nacional. Ela se preocupa com a questão da segurança, por haver menos movimentação de pessoas no entorno. Por isso, passou a fechar a banca meia hora antes do que antigamente.

O prédio utilizado pelo Nacional na Avenida Protásio Alves era alugado, e a reportagem não localizou o proprietário para perguntar sobre o que será feito no imóvel. Os outros supermercados fechados em Porto Alegre ficavam nas ruas Francisco Trein, Plínio Brasil Milano, Venâncio Aires e Miguel Tostes.

A Walmart informou que "por conta do atual ambiente econômico no Brasil, a empresa tomou a decisão de fechar algumas unidades no Estado com baixo desempenho". A rede ainda afirmou que não haverá mais fechamentos, e que está buscando transferir os funcionários dessas unidades para outras lojas ou oferecer apoio para recolocação profissional.

Focos de lixo cedem lugar para jardins em Porto Alegre
Leia mais notícias do ZH Pelas Ruas


MAIS SOBRE

Últimas Notícias