Polícia



Caso Cristiane

Inquérito iniciado há mais de quatro anos é concluído sem autoria

Há um ano, corpo de Cristiane Oliveira de Oliveira, desaparecida em 2011, foi encontrado e a investigação está longe de chegar ao autor do crime. Caso será encaminhado à Justiça sem solução

27/01/2016 - 08h42min

Atualizada em: 27/01/2016 - 08h42min


Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Dona Eloni fará uma missa hoje em homenagem à filha, Cristiane Oliveira

O que para os familiares parecia o fim da angústia, pode se tornar um pesadelo ainda mais prolongado. É que exatamente um ano depois de encontrado o corpo de Cristiane Oliveira de Oliveira, 32 anos enterrado no Bairro Lageado, Zona Sul da Capital, o inquérito policial chegará nos próximos dias à Justiça. Sem conclusão e sem apontar autoria do crime.
- Já faz tanto tempo e nada de prenderem esse assassino. Às vezes tenho vontade de sair gritando pedindo justiça, mas não tenho mais o que fazer. O pior é saber que ele dá risada da nossa dor - diz a mãe dela, Eloni Oliveira, 57 anos.

Nem a causa

Até agora, sem receber do IGP os resultados de exames periciais feitos no corpo e nos objetos enterrados junto, a polícia não sabe nem mesmo a causa da morte da dona de
casa que estava desaparecida desde 2011. Em quatro anos, a investigação passou pelas mãos de seis delegados. Houve quebra de sigilos telefônicos e bancários, testemunhas ouvidas até nove vezes, acareação e suspeitos - entre eles o marido de Cristiane. O entendimento dos investigadores, no entanto, é de que não há provas até o momento que incriminem ninguém. A delegada Luciana Smith, da 4ª DHPP, porém, faz uma ressalva:
- Encaminharemos o inquérito como está, mas vou entregar também um relatório solicitando à Justiça autorização para mais algumas diligências.

Pertences de desaparecida há três anos estavam junto da ossada na Zona Sul
Trotes aumentam angústia da família de desaparecida na Restinga

Indignação

O MP, que solicitou o envio do caso, também poderá solicitar novas diligências.
Faz seis meses que a família tentou buscar informações na DP pela última vez. Mãe e irmãs saíram indignadas.
- Passaram o caso de mão em mão, e a gente nunca sabe quem investiga de verdade. Infelizmente, acho que o nosso drama para ver esse bandido na cadeia ainda vai se arrastar por muito tempo - critica a irmã Daiane, 29 anos.
Hoje, uma missa em homenagem a ela será celebrada na igreja Santo Antônio.


Ossada de Cristiane foi encontrada há um ano no Bairro Lageado (Foto: Eduardo Torres/Diário Gaúcho)

De mão em mão

Até o começo de 2015, a 5ª DHPP conduziu o caso, como um desaparecimento. O caso estava prestes a ser encaminhado à Justiça sem conclusão quando dois pedreiros encontraram o corpo por acaso, no terreno onde Cristiane e o marido construíam uma casa.
A descoberta deu novo gás à investigação que era comandada pela delegada Jeiselaure Souza. Pessoas voltaram a ser ouvidas e amadureceram suspeitas, mas não houve conclusão. Como o crime aconteceu na Zona Sul, o inquérito passou à 4ª DHPP, sob comando do delegado Adriano Melgaço.

Marido usou nome da esposa desaparecida para estelionato

Idas e vindas

As tantas idas e vindas começaram em 2011, com a 1ª Delegacia de Homicídios, com o delegado Cléber Lima. O caso ainda se arrastava e passou por outros dois delegados. Em 2013 foi criado o Departamento de Homicídios, e o caso fez parte do bolo de inquéritos abertos assumidos pelas novas delegacias.

Polícia refaz o trabalho

A 4ª DHPP assumiu o caso em março de 2015, quando foi confirmada a identidade do corpo encontrado. E se deparou com um inquérito incompleto. Em 2011, a Justiça determinou quebras de sigilos telefônicos e bancários de suspeitos. Parte dos dados, porém, nunca chegaram.
- Foi retomada a investigação do seu início para organizarmos as provas do crime - explica a delegada Luciana Smith que assumiu o caso em novembro.
Nessa busca das informações de mais de quatro anos atrás, a polícia só conseguiu resultado positivo de uma operadora de telefonia.

Leia mais notícias sobre homicídios
Nova lei prevê prioridade para investigar casos de desaparecimento

Laudos em fase final

De acordo com o IGP, em uma semana deve estar concluído o laudo pericial do local
que  determinará a causa da morte.
Já os levantamentos solicitados pela polícia nos dados do celular dela, encontrado intacto dentro da mochila, também enterrada, só devem ser concluídos em 20 dias.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias