Notícias



Crime chocante

Jovem de 14 anos é morta a facadas por adolescente de 15 em Bagé

Motivo do assassinato, de acordo com a Polícia Civil, é o envolvimento das duas meninas com um mesmo rapaz

11/01/2016 - 12h26min

Atualizada em: 11/01/2016 - 18h15min


Cristiano Lemos
Cristiano Lemos
Enviar E-mail
Franciele Modernel Scholant, 14 anos, levou seis facadas e não resistiu aos ferimentos

Atingida seis vezes por golpes de faca na madrugada do último domingo em Bagé, na Campanha, a adolescente Franciele Modernel Scholant, 14 anos, foi vítima de uma execução "cruel", segundo a Polícia Civil, cometida por uma jovem de 15 anos. O motivo? As duas estariam se relacionando com um garoto, também menor de idade.

Brigada gastaria R$ 9 mi a mais por mês para chamar concursados

O assassinato ocorreu em frente ao Clube Comercial, no centro da cidade, por volta das 4h30min. De acordo com o delegado Luis Eduardo Benites, da 2ª DP de Bagé, a adolescente confessou em depoimento ter matado Franciele, e não demonstrou nenhum sinal de arrependimento.

Conheça a fórmula do caos na segurança pública do Estado

O inquérito foi concluído e remetido à Justiça, e a suspeita, que foi liberada após o homicídio, deve ser encaminhada para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), onde deve permanecer internada até completar 18 anos. As duas adolescentes haviam se desentendido em outras ocasiões, mas não chegaram a trocar agressões físicas.

Falta de tudo um pouco na segurança pública, admitem autoridades

Para consumar o crime, a menina utilizou uma faca comprada em um estabelecimento comercial de Bagé. Horas antes, a mãe da garota achou uma outra faca da própria casa dentro da bolsa da jovem, que se envolveu em outras ocorrências com o uso de arma branca.

– A vítima passou a ter um relacionamento mais firme com o rapaz, e a outra não ficou satisfeita. Como vingança, prometeu agredi-la. O médico legista diz que ela utilizou de meio cruel, típico de casos de homicídios passionais. A facada mortal foi no coração – explica o delegado Benites.

Nutrição e vida saudável

Estudante da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mestre Porto, Franciele pretendia estudar nutrição e era ligada em assuntos como alimentação saudável e academia.

Leia editorial de ZH sobre segurança

Seu único irmão, Roger Scholant, 22 anos, afirma que a família encarava o desentendimento entra as meninas como algo normal e que jamais esperava um desfecho trágico:

– Parece coisa de filme, que a gente acha que não acontece na vida. Foi inesperado, ela fez uma crueldade a troco de nada. Estou tentando aguentar e ter força por eles (meus pais). Eu quero justiça, que não seja uma coisa de momento, que lembrem, olhem a violência que está o mundo. Quero que mude alguma coisa.

"Abriu a porta e foi direto"

Na madrugada do assassinato, conforme a polícia, a suspeita pediu uma carona para amigos e foi até a frente do Clube Comercial. Ao identificar Franciele, ela partiu para a agressão de forma inesperada.

Funkeiro MC Bravinho é executado em Viamão

– Abriu a porta e já foi direto. Quando as testemunhas tentaram chegar perto, ela ameaçou os outros. Depois, saiu correndo. Todo mundo ficou chocado com a situação – descreve Benites.

Ele ressalta que ninguém ajudou a garota no ataque. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém, chegou sem vida ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé. Franciele foi velada na tarde de domingo, na Capela São José, da Funerária Santa Casa, e o sepultamento ocorreu às 19h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias