Polícia



Fraude na Saúde

Polícia Civil de Vacaria investiga médico que vendia atestados para realização da vacina contra a gripe

Vendidos por R$ 10, laudos atestavam doenças crônicas para que pessoas fora do grupo de risco pudessem se vacinar

29/04/2016 - 22h38min

Atualizada em: 29/04/2016 - 22h40min


Rádio Gaúcha
Rádio Gaúcha

A Polícia Civil está investigando um médico de 65 anos que realizava a venda de atestados falsos para que pessoas fora do grupo de risco pudessem se vacinar contra a gripe em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. No final da tarde desta sexta-feira, o homem foi preso em flagrante no consultório, localizado no bairro Fátima. As informações são da Rádio Gaúcha.

Leia mais
Assédio a universitárias da PUC termina em agressão física na Ceasa
Desaparecida há dois meses apresentava sintomas de Alzheimer
Segurança e bandido são baleados em tentativa de roubo na Capital

De acordo com o delegado Carlos Alberto Defaveri, profissionais de saúde denunciaram que os postos estavam recebendo uma grande quantidade de laudos para vacinação. No consultório, foi descoberto que o documento falso, vendido a R$ 10, atestava doenças crônicas, principalmente diabetes e asma, para que pessoas fora do grupo de risco pudessem se vacinar contra a gripe.

– As pessoas que não estão nesse grupo de risco, que não possuem doença crônica, pegavam o atestado, iam no posto e se vacinavam – afirma o delegado.

Pelo menos 20 atestados falsos foram apreendidos com pessoas que estavam saindo do consultório no momento da abordagem da polícia. Algumas delas, inclusive, haviam comprado três ou quatro documentos, que seriam repassados para familiares para tentar burlar a vacinação contra a gripe. As investigações apontam que mais de 100 atestados ilegais tenham sido emitidos pelo médico desde o início da campanha.

Após ser detido, o médico, que não teve o nome revelado, assinou um termo circunstanciado e foi liberado. A partir de segunda-feira, a Polícia Civil planeja uma vistoria nos postos de saúde, para verificar atestados falsos que possam estar retidos nas unidades. A operação foi feita em parceria com o Ministério Público.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias